SP permite trocar garrafas PET e latinhas por créditos no transporte

Entre os produtos oferecidos para troca pelos descartáveis estão também livros, revistas, refrigerantes, alimentos, e até cosméticos e flores para presente.

Novidade no país, uma máquina multifuncional que automatiza a coleta seletiva de latas e garrafas pet oferece um programa de benefícios que dá descontos em bilhetes de transporte, conta de luz e livrarias. Desde o dia 20 de setembro ela está na estação Sé do Metrô de São Paulo.

A Retorna Machine foi instalada na área livre do local, em frente às bilheterias, com promotores para orientar sua utilização.

Aeroportos, estações de metrô, terminais de ônibus e shoppings centers serão os principais pontos de instalação do novo equipamento urbano na capital paulista.

A Retorna Machine é multifuncional, pois coleta, identifica e qualifica produtos descartados, pontua e conversa com o usuário, além de veicular mídia. Seu funcionamento é simples e intuitivo: em três toques é criada uma conta para o programa de benefícios, com nome de usuário, e-mail e senha.

Hoje, 100 “pontos triciclo” valem R$ 0,35 na troca por créditos no Bilhete Único e R$ 0,27 na conta de luz. Na Saraiva, será uma troca de “pontos triciclo” por pontos Saraiva Plus.

Em outubro, serão inaugurados pontos no Shopping Butantã, Shopping Jardim Sul e Shopping Metrô Santa Cruz. Em novembro, no Terminal Rodoviário do Tietê. Está em desenvolvimento o crédito em telefonia pré-paga, wi-fi propagado pela máquina e vale- alimentação.

Até o fim de 2015, mais 18 máquinas serão instaladas em São Paulo, com capacidade de coleta estimada em 20 mil unidades diariamente, atingindo um público aproximado de dez milhões de pessoas com campanhas de comunicação.

Atualmente, o Metrô tem instalada em suas estações 88 máquinas dispensadoras de produtos. Dentro os principais produtos oferecidos estão livros, revistas, refrigerantes, e alimentos. Além disso, nos últimos meses houve uma diversificação neste segmento e as vending machines passaram a comercializar cosméticos e flores para presente.

Fonte: Notícias ao Minuto