Calendário de funcionamento do Detran-SP e Poupatempo nos feriados de Natal e Ano Novo

ATENDIMENTO DETRAN-SP

Fique atento ao calendário de funcionamento do Detran-SP e postos do Poupatempo em todo o Estado nas semanas de Natal e Ano-Novo.

As unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em todo o Estado terão funcionamento alterado nas semanas de Natal e Ano-Novo, conforme estabelecido pelo decreto estadual nº 61.701.

O atendimento dos serviços de trânsito nos postos do Poupatempo também seguirá este mesmo calendário.

As unidades do Detran-SP integradas a prefeituras ou delegacias seguirão o expediente destas instituições.

O Disque Detran-SP, central telefônica para informações aos cidadãos, seguirá o mesmo calendário das unidades de atendimento.

Dezembro é o mês obrigatório para licenciamento de veículos com placas de final 0 e de caminhões com placas de finais 9 e 0. Os donos desses veículos devem ficar atentos ao esquema de funcionamento das unidades.

Todo veículo, independentemente do final de placa, estará irregular se circular a partir de 1º de janeiro de 2016 sem o licenciamento do exercício 2015 (cujo calendário obrigatório teve início em abril) e poderá ser apreendido e removido a um pátio. Lembrando que não basta pagar a taxa de licenciamento, é obrigatório portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado.

Portanto, para viajar tranquilo durante as festas de fim de ano, o condutor deve licenciar o veículo antes. O serviço pode ser feito de forma eletrônica via sistema bancário, com entrega do CRLV pelos Correios, ou presencialmente nos postos do Detran-SP e do Poupatempo.

Quem optar pela entrega pelos Correios deve fazer a solicitação com antecedência porque o prazo para recebimento é de sete dias úteis após a emissão do documento.

Conduzir veículo com o licenciamento em atraso é infração gravíssima, de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passível de multa de R$ 191,54, inserção de sete pontos no prontuário do proprietário, além de apreensão e remoção do veículo. Já conduzir sem portar o documento, mesmo que o licenciamento esteja em dia, é infração leve (artigo 232 do CTB): multa de R$ 53,20, três pontos na carteira e retenção do veículo até que o CRLV seja apresentado.

Fonte: Portal do Detran.SP

.