Diretoria da Artesul participa da festa de confraternização da ACOTEMA

ACOTEMA

Além da discussão sobre cadeirinhas, os condutores escolares da cidade sofrem com a imposição de uma lei municipal que limita em 07 anos a idade máxima dos veículos escolares.

A Associação dos Condutores de Transporte Escolar de Marília (ACOTEMA) realizou sua confraternização anual no último sábado (12) com festa para os seus associados, familiares e convidados.

Apesar da intensa chuva desde o início da manhã até o início da tarde, o evento teve a participação de aproximadamente uma centena de pessoas.

Atuando há 18 anos, a ACOTEMA conta hoje com a participação de mais de 80% dos condutores escolares da cidade associados à entidade, porém a diretoria ainda luta para conseguir a adesão de 100% da categoria.

A Artesul esteve presente na festa com sua diretoria e com a redação do Portal Escolarweb, após viagem de mais de 6h da capital até a cidade.

Em seu discurso no evento, o presidente da Artesul, Hélio Menezes, explicou sobre a regulamentação das cadeirinhas a partir de Fev/2016 e agradeceu a participação da ACOTEMA nas manifestações de 17/Jul pondo os veículos escolares em protesto nas ruas da cidade. Mencionou ainda sobre a necessidade da categoria se organizar em entidades associativas e participar mais ativamente de sua gestão, além de pressionar as entidades públicas, para obter melhorias no seu dia a dia.

O presidente da Acotema, Marcelo Pavanelli, mencionou que em quase 2 anos de mandato conseguiu vários convênios junto a empresas, realização de várias campanhas solidárias como Campanha do Agasalho, Campanha do Brinquedo e Campanha de Doação de Sangue. Mencionou também sobre as parcerias com outras entidades, autopeças, oficinas, postos de combustíveis, tapeçarias, etc, propiciando descontos em peças, serviços e mão-de-obra.

O presidente do Sindicato dos Escolares de Bauru e região, Vítor Moreira, falou de sua atuação na defesa da categoria desde 1990 e que conseguiu a regulamentação do serviço a nível municipal, sendo a primeira cidade do interior de SP a conseguir a isenção do IPVA, além dos benefícios oferecidos pelo sindicato como convênios médicos, odontológicos e parcerias na inspeção de veículos. A abrangência do sindicato compõe a cidade de Bauru e outros 53 municípios vizinhos.

ACOTEMA2

A festa prolongou-se por todo o dia até a noite com almoço, chopp, bebidas, churrasco e lanches servidos à vontade aos presentes.

A categoria de condutores escolares da cidade e seus familiares realizou sua confraternização em ambiente de imensa alegria, mesmo em ano difícil de muita indecisão e discussão sobre cadeirinhas e padronização.

Além dos desafios de natureza geral, a ACOTEMA e os condutores escolares da cidade possui um problema sério e específico que é a regulamentação de uma lei municipal em 2014 que estabelece como 07 anos o limite de idade dos veículos escolares, e mesmo com a conquista da prorrogação por mais 4 anos no prazo de implantação, essa limitação deve iniciar de forma definitiva em 2018.

Veja vídeo da confraternização: https://www.youtube.com/watch?v=VXnA2zn0LdI

Por Antonio Félix