Alertas sobre boletos falsos de IPVA em SP pelo facebook e whatsapp é golpe ou boato?

ipva falso

Desde a véspera do Ano Novo, muitas mensagens têm circulado pelo Facebook e WhatsApp alertando sobre golpes com boletos falsos para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) referente ao exercício de 2016.

É importante destacar que a cobrança do IPVA não é de responsabilidade do Detran, mas das Secretarias de Fazenda de cada Estado.

Vale ressaltar também que a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo não envia boletos para pagamento do IPVA.

O que a SEFAZ.SP envia aos proprietários de veículos é um aviso de que a data de vencimento está próxima, sendo o pagamento feito de acordo com o final da placa, informando quais as opções e prazos para quitar à vista (com desconto de 3%) ou parcelar.

Após serem informados por esse aviso de vencimento, os proprietários precisam consultar a rede bancária ou o site da Secretaria para saber do valor correto e efetuar o pagamento.

O aviso de vencimento falso vem com todos os dados do veiculo e do proprietário, e é bem parecido com o original emitido pela Secretaria, que é somente para a comunicação dos valores referentes ao IPVA 2016, e não para ser usado como boleto de pagamento. O documento falso vem com código de barras para recolhimento do valor em qualquer banco.

Qualquer usuário que receba algum boleto físico ou mensagem eletrônica sobre débitos com IPVA, deve consultar diretamente no site da Secretaria Estadual de Fazenda a situação de seu carro, a partir do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e da placa.

O mais grave é que, até o momento, não foi explicado pelos órgãos competentes como essas informações restritas foram parar nas mãos de golpistas, pois para emissão dos boletos são necessárias as as informações pessoais, como nome e endereço, e informações do veículo como placa, tipo de carro e código RENAVAM.

Em caso de dúvidas, os contribuintes devem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda por meio do telefone 0800-170110 (exclusivo para telefone fixo) ou pelo Fale Conosco disponível no site www.fazenda.sp.gov.br.

Com informações de Uol e Blasting News