Inaugurada hoje (4) uma unidade do Detran em Guaratinguetá

detran guara

Com investimento de R$ 1,2 milhão por parte do Departamento de Trânsito, novo espaço é integrado ao Poupatempo e dispõe de infraestrutura moderna, condições de acessibilidade, prova teórica eletrônica, entre outros benefícios

O governador Geraldo Alckmin inaugurou na manhã desta segunda-feira, 4 de janeiro, a nova unidade de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) de Guaratinguetá.

O novo posto iniciou no dia 21 deste mês a pré-operação, período em que foram realizados testes e ajustes necessários em sistemas, fluxos e procedimentos.

A cerimônia contou com a presença da diretora vice-presidente do Detran.SP, Neiva Aparecida Doretto e do prefeito de Guaratinguetá, Francisco Carlos Moreira dos Santos, entre outras autoridades.

Integrada ao Poupatempo, a unidade conta com infraestrutura moderna, novos equipamentos e mobiliário, comunicação visual facilitadora, funcionários treinados nos serviços de trânsito, condições de acessibilidade, pagamento de taxas com cartão de débito, entre outros benefícios.

Localizada na Praça Brito Broca, 100, Pedregulho, a nova unidade tem área total de 1.020 m².

No novo posto, o horário de atendimento à população foi ampliado em uma hora por dia, durante a semana, e passou a ser feito também aos sábados: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Outra novidade é a prova teórica eletrônica para os candidatos à primeira habilitação. Desde o último dia 29, os exames teóricos estão sendo realizados em oito computadores (sem uso de papel e caneta), com a divulgação do resultado na hora. Em média, 200 provas teóricas são realizadas por mês em Guaratinguetá.

Por meio do portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) ou pelo aplicativo para celulares e tablets (disponível para Android e iOS), o candidato pode treinar pelo simulado da prova teórica. Para ser aprovado é preciso acertar pelo menos 21 das 30 questões.

Na nova unidade são oferecidos todos os serviços de trânsito relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a veículos, incluindo o emplacamento de veículos.

A antiga Ciretran, localizada na rua Zacharias Jorge Boueri, 368, Chácara Selles, foi desativada em 18 de dezembro.

Atualmente, cerca de 100 unidades do Detran.SP funcionam sob novo padrão em todo o Estado, todas com mais de 90% de aprovação. No Vale do Paraíba, as cidades de Aparecida, Jacareí, Pindamonhangaba e Taubaté já contam com novas unidades de trânsito, padrão que agora foi levado a Guaratinguetá.

Presentes em todas as regiões administrativas do Estado de São Paulo, juntas, as novas unidades de trânsito abrangem 75% da frota de veículos e 60,71% das habilitações do Estado de São Paulo.

Fonte: Portal do Detran.SP

.