Cronograma de emplacamento eletrônico deve ser divulgado até julho

emplacamento eletronico

Desde o dia 1º de janeiro está valendo a resolução que institui a implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos, o Siniav, em todo o Brasil.

O Sistema é uma espécie de emplacamento eletrônico através de um chip que contém todas as informações do veículo, como placa, chassi e o código do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Porém o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ainda não divulgou o cronograma de implantação do sistema, que deverá ser feito pelos departamentos estaduais.

Segundo o Ministério das Cidades, ao qual está ligado o Denatran, a previsão é de que o cronograma seja divulgado até julho. Por isso, os donos de veículos ainda não podem ser cobrados pela ausência do sistema.

A obrigatoriedade só passa a valer quando o modelo estiver em funcionamento, como afirma o presidente da Associação Nacional dos Detrans, Marcos Traad.

Os chips que serão usados usam a radiofrequência para se comunicar com antenas instaladas nas vias. As informações dos veículos serão checadas nas centrais de processamento, o que facilita a fiscalização de trânsito e o combate a roubos.

Fonte: EBC

.