A logomarca da Secretaria, o número da portaria, um carimbo e a foto de um ônibus: tudo o que mudou na ficha do TEG

Nova Ficha
clique para ampliar

A tão aguardada ficha de autorização do Transporte Escolar Gratuito (TEG) foi disponibilizada hoje (11) pela Prefeitura de São Paulo.

E a falta de informação do Vai e Volta, continua indo, sem voltar.

Em algumas escolas a ficha é escondida debaixo de 7 chaves, somente é disponibilizada para o condutor escolar, se antes o pai da criança a ser transportada ligar para a escola, e indicar o condutor escolar que escolheu para fazer o transporte.

Em outras escolas, a ficha é enviada por e-mail aos condutores escolares cadastrados para irem atrás da assinatura dos pais.

Inúmeras vezes nos questionamos se realmente as escolas recebem as orientações do mesmo local: SME e SMT, ou respectivamente DRE´s e DTP. É muito desencontro de gestão.

EMEF Ficha
clique para ampliar

Seja de uma forma ou de outra, não sabemos o que cada escola vai orientar ou seguir. O fato é que eis a tão aguardada ficha, a quem quiser dela fazer algum proveito.

Alguns tios já andam tiririca pela cidade, reclamando que a Cobrate já tinha a nova ficha nas mãos desde o início da manhã.

O fato é que zerou tudo! E está acontecendo igualmente falamos em nossas matérias anteriores.

Em função da publicação equivocada da primeira listagem em 12 de janeiro e de disponibilizar apenas essa primeira listagem nas escolas até o final do mês, a Prefeitura passou uma borracha em tudo e vai começar do zero.

Simples assim. Se você já tinha pego a assinatura dos pais ou responsáveis na ficha anterior, ela não vale nada. Não vale a assinatura, nem seu esforço em ir atrás dos pais, nem o combustível que você gastou. Zerou tudo!

A ficha que vale agora é essa que tem quase o mesmo texto da anterior, mas na qual alteraram o número da Portaria SME, acrescentaram a logomarca da SMT e SME, um carimbo vermelho e a foto de um ônibus.

A logomarca se tão necessária, deveria constar desde a publicação no Edital feita em 2013, e depois de tantas e tantas revisões nunca foi colocada nos seus anexos. E em nada acrescenta, pois no próprio cabeçalho já há a indicação de quais Secretarias é encaminhado o termo.

O carimbo é ainda menos necessário, pois o que está descrito nele já está contido também no texto do termo.

O ônibus é de todos o mais ridículo, pois não acrescenta em nada. Fosse um X grande e o efeito seria o mesmo.

A única informação alterada realmente substancial é o número da Portaria SME, que mudou da 5.596/11 para a 383/16.

Como as informações são desencontradas, é difícil dizer aqui que os condutores habilitados devem imprimir esta ficha e ir atrás dos pais para assinatura e posterior entrega nas escolas.

Cada escola está seguindo seu próprio caminho, pelo menos até agora. Até que alguém resolva essa bagunça e faça a orientação correta para todos seguirem no mesmo sentido.

O único conselho válido é “Corra para as escolas que você escolheu no ato do cadastro e verifique qual orientação ela está seguindo!

Segue abaixo o modelo da nova ficha em formato PDF, conforme disponibilizado por e-mail por algumas escolas.

NOVA FICHA DO TEG

Por Antonio Félix