Escolas de SP com maior quantidade de alunos não atendidos por condutor escolar do TEG

A lista geral de alunos cuja demanda de transporte escolar não foi aceita/selecionada por nenhum dos condutores escolares habilitados no Credenciamento do Transporte Escolar Gratuito (TEG) – Programa Vai e Volta possui algumas peculiaridades.

Estes alunos são exatamente aqueles que residem em endereços fora do trajeto diário dos veículos, cuja localização impede que sejam atendidos normalmente por algum condutor escolar da região.

Considerando-se essa hipótese, poderiamos dizer que o normal seria encontrarmos uma quantidade mínima de alunos em cada escola, entre 1 a 3 alunos no máximo.

Porém, da listagem geral com mais de 2.000 escolas da lista de cadastro do Credenciamento, temos apenas 203 escolas com 1 a mais alunos não atendidos, de acordo com essa listagem publicada pela Prefeitura hoje.

O fato de serem apenas 203 escolas é impactante, pois podemos presumir que que cerca 90% das escolas estão com atendimento 100% normal, ou seja, em 90% das escolas não há nenhum único aluno sem atendimento.

Só que, destas 203 escolas em que poderíamos ter uma demanda fracionada, entre 1 a 3 alunos sem atendimento em cada escola, conforme falamos acima, não é o que constatamos.

Das 203 escolas, um total de apenas 25 delas agrupa mais da metade dos alunos não atendidos, conforme lista divulgada pela Prefeitura. Na outra ponta, temos um total de 63 escolas com apenas 1 (um) aluno não atendido, o que corresponde ao percentual de mais de 30% das escolas da listagem.

Outro fato que verificamos é que existe Diretoria Regional de Ensino (DRE) que sequer aparece na listagem, como é o caso da DRE CS – Capela do Socorro; presume-se portanto que não há nenhum aluno desta DRE sem atendimento.

Se de fato essa listagem traz todos os alunos sem atendimento na cidade, logo saberemos pois os condutores escolares destas DRE´s que não aparecem na listagem logo irão começar a se manifestar. E os pais de alunos sem transporte então, mais ainda.

E enquanto temos DRE que não tem aluno na listagem de não atendidos, temos também DRE cuja quantidade é bem elevada em relação às demais. Quase um quarto (1/4) dos alunos não atendidos pertencem à DRE CL – Campo Limpo, na região Sul da cidade.

Há entre as 25 escolas com maior demanda não atendida, algumas delas com quase 50 alunos não atendidos, como é o caso da EMEF José maria Pinto Duarte na DRE PJ – Pirituba Jaguaré e da EMEFM Vereador Antonio Sampaio na DRE JT – Jaçanã/Tremembé.

E exatamente a EMEFM Vereador Antonio Sampaio constitui-se no caso mais pecualiar dessa listagem publicada, pois dos 46 alunos não atendidos, 36 deles são deficientes PNE (necessidade especial) e 09 deles são cadeirantes.

E ainda, dos 46 alunos não atendidos, 06 deles estudam no turno da Manhã e 40 deles no turno da tarde, e no mesmo horário entre 13h30m e 18h30m.

O porquê de uma Escola com uma demanda de 46 alunos em que quase 100% deles estuda em turno único à tarde não ter sido absorvida por nenhum condutor escolar, é no mínimo intrigante.

São fatos e dúvidas que só o tempo responderá.

Segue abaixo a listagem das 25 escolas que somadas contém mais da metade da quantidade de alunos sem transporte escolar, relacionados oficialmente pela Prefeitura Municipal.

DRE

TIPO U.E NOME U.E

QTD ALUNOS

PJ EMEF JOSE MARIA PINTO DUARTE, TTE. 49
JT EMEFM ANTÔNIO SAMPAIO, VEREADOR 46
IQ EMEF MARIO COVAS 39
CL EMEF CEU EMEF JOSÉ SARAMAGO 33
SM EMEI EMEI PROFª RUMI OIKAWA 30
JT EMEF LOURENÇO FILHO 29
SM EMEFM RUBENS PAIVA 22
JT EMEI OTTILIA DE JESUS PIRES, PROFª 21
CL EMEI RUBENS N. S MEXICANO 20
BT EMEF OLAVO PEZZOTTI, PROF. 19
CL CEMEI CEMEI PARQUE DO LAGO 18
CL EMEI PIRAJUSSARA 16
CL EMEF RICARDO VITIELLO, PROF 16
SA EMEI GELOIRA DE CAMPOS 16
SM EMEF OLIVAL COSTA 16
FO EMEI CEU PAZ 15
PJ EMEF CHACARA TURÍSTICA 15
PJ EMEI OLIVEIRA LIMA 15
MP EMEF PEDRO TEIXEIRA 14
SM EMEF PROF VIRGINIA LORISA Z.CAMARGO 14
CL EMEF PROFª VERA LUCIA FUSCO BORBA 13
CL EMEF GENERAL DE GAULLE 12
SM EMEI Felipe D’Oliveira 12
CL EMEI ARACY DE ALMEIDA 10
CL EMEF DONATO SUSUMU 10

Por Antonio Félix