Mercedes vence licitação do Caminho da Escola e vai entregar 1.600 ônibus até mar/2017

A Mercedes venceu licitação do Governo Federal para fornecimento de até 1,6 mil ônibus do programa Caminho da Escola, uma ação do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao Ministério da Educação. O objetivo é renovar e padronizar a frota de veículos escolares.

“Até março de 2017 estamos habilitados a fornecer unidades do modelo OF 1519 R para 55 alunos (versão com elevador) ou 60 alunos (sem elevador)”, informa o diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes, Walter Barbosa.

“As prefeituras já podem procurar nossos concessionários e verificar os procedimentos para aquisição desses veículos pelos recursos do Caminho da Escola. Além disso, contam com a alternativa de financiamento do BNDES ou podem utilizar recursos próprios”, diz Barbosa.

A Mercedes-Benz tem experiência no fornecimento de veículos escolares tanto em programas federais como em ações similares de governos estaduais e municipais. “Somente para o Caminho da Escola são 3,5 mil ônibus da nossa marca no transporte escolar urbano e rural”, recorda o executivo.

Desde o projeto, lançado em 2012, OF 1519 R foi concebido para aplicação como Ônibus Rural Escolar (ORE), de acordo com as especificações do edital do FNDE.

Entre vários requisitos, o FNDE exige que o veículo atenda características específicas para uso em vias não pavimentadas, como grande ângulo de entrada em obstáculos, boa distância livre do solo, eixo traseiro reforçado e bloqueio de diferencial no eixo traseiro. Esse conjunto de características permite até a circulação em terrenos alagados.

O OF 1519 R é oferecido em versões: com entre-eixos de 4,8 metros e comprimento total de 9,4 m ou com entre-eixos de 6 m e comprimento total de 11 m.

Fonte: Automotive Business