Acompanhamento do percurso e velocidade de veículos escolares é feito em tempo real em Erechim

Sistema permite o acompanhamento da quilometragem diária efetuada pelos veículos e velocidade que circulam na hora de transportar as crianças.

O Sistema de Gerenciamento de Transporte implantado pela Prefeitura de Erechim é referência para vários municípios gaúchos.

O trabalho realizado permite a Secretaria de Educação monitorar a frequência escolar dos estudantes e o serviço prestado pelas empresas que realizam o transporte.

Nesta semana, técnicas de transporte de Santana do Livramento, município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, visitaram o município para conhecer o projeto. Outras cidades gaúchas já agendaram visitas para julho.

A coordenadora de Transporte Escolar, Priscila Castro e a Assessora Técnica, Maria Dias, visitaram Erechim com a finalidade de conhecer a estrutura do transporte escolar, a funcionalidade geral do setor e o andamento dos processos licitatórios envolvendo o serviço.

“Quando o assunto é Educação, Erechim é um exemplo para outras cidades. Ficamos impressionadas com o monitoramento e rastreamento da frota que é realizado aqui. Queremos implantar um sistema semelhante em Santana do Livramento”, explica a servidora pública.

Implantado em janeiro de 2016, o Sistema de Gerenciamento de Transporte, contratado através de processo licitatório, possibilita principalmente o acompanhamento da quilometragem diária efetuada pelos veículos e velocidade que circulam na hora de transportar as crianças.

“Através desse sistema a Divisão de Transportes da secretaria pode controlar os pontos de paradas e a hora de embarque e desembarque dos estudantes.

Possibilita uma fiscalização eficaz dos roteiros, por manter atualizados os cadastros de estudantes e o itinerário que a empresa realiza diariamente”, explica o coordenador da Divisão de Transportes, Acácio Mentz.

Permite além de uma fiscalização eficaz dos contratos, a segurança em dados para as prestações de contas com os valores aplicados nesse serviço.

O sistema possibilita através de telemetria, o acompanhamento de quilômetros realizados diariamente, velocidade, pontos de paradas, e hora de embarque e desembarque de estudantes.

Fonte: Atmosfera On.line