Quadrilha está agindo em roubo de vans escolares em duas regiões da capital paulista

Uma quadrilha especializada em roubo de vans escolares está agindo em pelo menos duas regiões de São Paulo. Os casos aconteceram em datas consecutivas, entre os dias 16 e 18 de junho, em dois bairros da capital paulista: São Mateus, na Zona Leste, e Freguesia do Ó, na Zona Norte.

A BandNews FM teve acesso exclusivo às imagens de câmeras de segurança que flagraram a forma de agir dos criminosos: em todos eles, até quatro homens chegam próximo do horário de saída das vans – entre 4h e 4h30 – caminham pelas ruas com tranquilidade e retiram o veículo empurrando para depois dar partida, já mais distante do local.

Uma das vítimas relatou um prejuízo de mais de R$ 110 mil, porque havia parcelado a van e não tinha condições financeiras de contratar um seguro. Nas redes sociais, não é difícil encontrar anúncios da venda de peças de vans escolares.

A Bandnews FM chegou a negociar um banco de um veículo Ducatto: por R$ 700, em dinheiro e sem nota fiscal, a mulher combinou ao telefone a entrega de um conjunto de 10 bancos.

Em nota, a Polícia Civil informa que investiga o roubo das duas vans na Freguesia do Ó. A equipe policial realiza buscas para localizar desmanches de veículos e câmeras que contribuam no esclarecimento dos casos.

A Polícia Militar realiza rondas constantes pelo bairro e afirma ter feito 104 prisões e recuperado 17 veículos roubados entre janeiro e maio deste ano. Sobre o roubo de van na Zona Leste, a Secretaria de Segurança Pública ainda não respondeu.

Embora a reportagem mencione as zonas leste e norte, o roubo de vans escolares ocorre constantemente também na zona sul, não necessariamente pela mesma quadrilha apontada nas outras regiões.

Os condutores escolares tem se mobilizado via grupos de whatsapp para buscar ações conjuntas para evitar esses roubos.

Vale ressaltar que, qualquer proprietário de van, seja ela escolar ou não, que compra peça usada de desmanche ilegal, está financiando e estimulando o roubo destas vans, inclusive seu próprio veículo.

Ainda que o custo da peça nova ou original seja maior, e que em muitos casos seja mais difícil encontrar no mercado, somente há a oferta onde há a procura e, portanto, somente há roubos para desmanche porquê há proprietários de vans que compram essas peças.

Por Antonio Félix

Com informações de Band Notícias