Recreio nas Férias oferece diversão gratuita para 27 mil crianças

Atividades culturais, brincadeiras e passeios acontecerão entre 11 e 15 de julho em todas as regiões da cidade. Inscrições estão abertas a todos, inclusive a crianças que não são alunos da rede municipal.

Mais de 27 mil crianças em toda cidade vão divertir-se em julho com o programa Recreio nas Férias. As inscrições estão abertas para a programação de atividades culturais, brincadeiras e passeios, que acontecerão entre 11 e 15 de julho em 74 polos.

Em sua 31ª edição, o programa apresentará para os pequenos a cultura indígena, com o tema “Brinquedos e Brincadeiras dos Povos Originários do Brasil”.

Para participar, é necessário inscrever-se diretamente em um dos polos do programa (veja endereços) e apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Podem participar todas as crianças de 4 e 14 anos, e não é necessário ser aluno da Rede Municipal de Ensino.

As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas. As atividades acontecem em todas as regiões da capital, em 28 pontos na zona sul, 27 na zona leste, 12 na zona norte, três na zona oeste e dois no Centro.

Durante todo o período, a garotada poderá aproveitar centenas de atividades esportivas e culturais. Haverá ainda passeios gratuitos a museus, teatros, parques e unidades do SESC. A diversão acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e o programa inclui lanches e refeições diárias.

O destaque são as contações de história com a temática indígena e as apresentações do coral Guarani Ara Ovy. O grupo de música tradicional é composto por crianças e jovens de família da Aldeia Tenande Porã, localizada em Parelheiros, extremo sul da cidade.

As férias ainda terão espetáculos como o Bichos do Brasil, da companhia Pia Fraus, Mistureba, do núcleo de Estudos e Experimentações com Circo, e o show musical Stereotupi. A agenda cultural está disponível pela internet, acesse AQUI.

Além dos servidores que já atuam na rede municipal durante o ano todo, serão contratados cerca de mil agentes recreativos, 100 oficineiros e 74 coordenadores de polos.

A programação acontece em equipamentos públicos e em parceria com a sociedade civil. Nesta edição são 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs), 11 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), sete associações de bairro, 5 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), três Centros de Educação e Cultura Indígena, um Clube da Comunidade e um centro esportivo municipal.

Criado em 2001, o programa nasceu a partir da concepção de que escolas e dos Centros Esportivos também são espaços de convivência lúdica e de lazer.

Busca proporcionar a crianças e jovens vivências diversificadas, na perspectiva de uma educação integral. Apesar de ser coordenado pela Secretaria da Educação, a programação do Recreio nas Férias é montada a partir da utilização de espaços e equipamentos das Secretarias de Cultura, de Esportes, Lazer e Recreação, da Saúde e do Verde e do Meio Ambiente.

Fonte: Portal da Prefeitura de SP