DTP/TEG manda novo e-mail suspendendo o registro dos monitores. E o seguro APP, também?

Como o pessoal sempre diz “É do DTP, aguarde para fazer, logo vai suspender”. Não é a primeira vez que o órgão exige algo e poucos dias depois suspende ou muda tudo.

O DTP/TEG enviou novo e-mail aos condutores escolares do TEG na data de ontem (27), suspendendo a obrigatoriedade da apresentação de cópias dos documentos exigidos no e-mail do dia anterior (26).

Conforme o texto do novo e-mail enviado, está suspensa a apresentação dos documentos a que se refere o e-mail anterior. Portanto, entende-se que sejam TODOS os documentos do e-mail anterior: seguro APP e registro de monitores.

No entanto, já existem informações de alguns condutores escolares do TEG que ligaram para o DTP e foram informados de que a suspensão é válida somente para o quesito “registro do monitor”, sendo ainda necessária a apresentação do seguro APP.

Desta forma, como o próprio texto do e-mail enviado tem informação equivocada e, como sempre, feita às pressas e sem organização, é quase certeza que um novo e-mail ou um telefonema do DTP seja disparado em alguns dias informando para apresentar o seguro APP.

Esta é a parte noticiosa do caso. Agora, vamos às interpretações e aos pitacos neste assunto.

O seguro APP é um item obrigatório e essencial no veículo, e devido ao atabalhoado processo de Credenciamento, ficou esquecido até então.

É importante devido à segurança que preserva o condutor escolar em caso de algum infortúnio no seu trabalho diário, tais como em casos de acidentes com as crianças dentro do veículo ou de acidentes com terceiros na via.

Ah! Mas eu sou o Ayrton Senna, eu me garanto! E em quê, sua enorme “expertise” no trânsito, impede que um outro veículo venha a causar-lhe um acidente com as crianças dentro do seu veículo, ou que venha a lhe deslocar bruscamente contra terceiros na via?

A maioria dos condutores escolares do TEG não fez o seguro APP este ano, foram exceções os que fizeram no ato da adesão ao Credenciamento. Alguns correram e fizeram anteontem e ontem, quando receberam o primeiro e-mail do DTP.

Muitos não fizeram nem antes, nem agora, e talvez estejam a rir dos que fizeram anteontem e ontem. Cada um com seu senso de responsabilidade e com o fruto das consequências futuras.

Deus me livre… Aliás, eu não, Deus livre vocês, de acontecer algum incidente grave em algum veículo do TEG e, não terão mais que 1 ou 2 dias para correrem ao DTP para apresentar o seguro APP, pois será exigido do dia para a noite, basta sair algo na mídia.

E como órgão gestor do serviço, a Prefeitura tem total responsabilidade sobre isso, principalmente se o MP (Ministério Público) souber do caso e fizer alguma atuação.

Quero ressaltar aqui que nem eu, nem este portal, nem a ARTESUL, nem a CONFISPA, nem minha mãe ou nossos parentes têm qualquer interesse em “VENDER” seguro APP aos condutores escolares.

A verdade é pra ser dita, com todos os pingos dos ís. E a verdade, é essa, nada mais, e talvez até mais que isso!

Porém, o mais que isso, a gente dá mais pitaco quando falar do registro dos monitores na matéria seguinte.

Por Antonio Félix