PADRONIZA AQUI! ALUNOS OCUPAM DRE EM PROTESTO POR 40 DIAS SEM TRANSPORTE ESCOLAR

Os estudantes permanecerão fazendo a ocupação da Diretoria Regional de Educação (DRE) até que a promotoria de justiça apresente alguma solução.

O transporte escolar da cidade está parado há mais de 40 dias, em função do atraso de pagamento pela prefeitura da cidade de Itabaiana, no Sergipe.

A ocupação é feita na Diretoria Regional de Educação da cidade, que alega já ter o dinheiro disponível para o pagamento, mas que este está bloqueado pela Justiça, e assim que houver o desbloqueio, tudo será sanado.

O movimento de ocupação informa que pelo menos 1.000 alunos do município estão sendo prejudicados pela falta de transporte até as escolas.

Há dois meses atrás, também houve paralisação por atraso de pagamento, mas o transporte voltou pouco tempo depois em função do pagamento de um mês em atraso pela prefeitura.

A situação poderá se agravar ainda mais, pois diferente do que afirmou a diretoria regional na cidade, a Secretaria Estadual de Educação está também com três meses de atraso de salário dos professores, e após o desbloqueio, estes serão prioridade.

Em resumo, tem que “despir um santo para cobrir outro”, pois não há recurso suficiente para pagar o salário de todos que estão em atraso, então os professores serão prioridade devido apenas alguns alunos dependerem do transporte escolar gratuito; se pararem os professores, não tem aula pra ninguém.

Esse é o retrato da educação e do transporte escolar no Brasil, embora o governo sonhe com School Bus americano e esteja planejando junto com as grandes montadoras a implantação de um novo veículo escolar que, só americano mesmo para comprar e trabalhar.

Em se concretizando essa mudança, também será padrão americano o valor das mensalidades do transporte escolar para a população, fazendo com que, a acessibilidade que hoje tem as crianças através do transporte escolar pago pelos pais, seja descontinuado.

O governo, que não consegue nem mesmo gerenciar de forma decente o transporte escolar gratuito, vai bagunçar também o transporte escolar privado, atendendo ao lobby da indústria e dos grandes empresários.

Por Antonio Félix
Com informações de Infonet