Manutenção “0”: ônibus escolar de prefeitura estoura pneu dianteiro e quase causa tragédia

Mais um caso grave de acidente com veículos de transporte escolar vinculados a gestão municipal já na primeira semana de aulas.

Na segunda-feira já tivemos o caso de uma van escolar de outra prefeitura que sacou a porta em pleno movimento e com crianças no interior do veículo, e detalhe, sem nenhuma batida em outro veículo ou obstáculo, apenas sacou do veículo.

Desta vez, temos o caso de um ônibus que transportava alunos da rede pública de ensino no município de Luis Eduardo Magalhães, na Bahia, que estourou um dos pneus dianteiros e por pouco não provocou um acidente hoje(5), por volta das 12h20.

O acidente aconteceu na Rua Pau Ferro, no Bairro Jardim das Acácias. De acordo com informações de uma testemunha, quando o ônibus voltava da escola no bairro citado o pneu estourou e, por pouco, não aconteceu o pior.

A testemunha também relata que houve desespero e gritos dentro do onibus, mas que não houve nenhum ferimento aos ocupantes.

Os alunos seguiram o itinerário normal depois que outro ônibus foi disponibilizado para levá-los até suas casas.

Os dois casos servem para questionamento do nível de qualidade da manutenção efetuada nestes veículos nos períodos de férias escolares pelas prefeituras. Se na primeira semana de aula já temos casos assim, imaginemos em que situação estaremos na última semana em novembro ou dezembro.

É preciso mais atuação, ou pelo maior importância ao assunto, por parte do Ministério Público; são vidas de crianças que correm risco diariamente.

Enquanto isso, o governo pensa em resolver todo o problema de acidentes graves nos transportes escolares com a obrigatoriedade de uma simples cadeirinha para crianças até 7 anos e meio de idade.

Por Antonio Félix
Com informações do Blog Braga