Detran.SP promove ações educativas na Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25/Set

direcao_segura

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) está promovendo uma série de ações dentro da Semana Nacional de Trânsito 2016, que vai de 18/Set até 25/Set.

São eventos na capital e em cidades do interior voltados a discutir e conscientizar a população sobre as melhores práticas para um trânsito seguro e humano.

Estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito reúne anualmente os órgãos de trânsito de todo o país, sempre de 18 a 25 de setembro, para promover um debate sobre o tema.

Além das ações de cunho educativo, 18 operações do Programa Direção Segura, ação integrada de fiscalização da Lei Seca que reúne o Detran.SP e as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, serão realizadas em 17 cidades do Estado.

“Educação para o trânsito é uma parte muito importante nas atribuições do Detran.SP. São com essas ações de conscientização das pessoas sobre riscos e boas práticas que vamos prevenir acidentes e salvar vidas no trânsito”, afirma Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.SP.

Confira algumas das ações:

Minuto de Silêncio
De forma conjunta, às 12h (horário de Brasília), todas as unidades do Detran.SP e do Poupatempo vão paralisar o atendimento ao público para fazer um minuto de silêncio. A ideia é prestar uma homenagem aos mais de 40 mil brasileiros que morrem nas ruas e estradas brasileiras todos os anos. A ação é uma iniciativa da Associação Nacional dos Detrans (AND) e inclui todos os departamentos de trânsito do país.

Clube do Bem-te-vi
Criado em 1990, o Clube do Bem-te-vi, programa educativo do Detran.SP em parceria com a Polícia Militar, fará palestras para cerca de 2.000 crianças de 10 escolas na capital. As aulas serão da terça (23) à sexta (23) no CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito), da PM, na rua Visconde de Parnaíba, 2.334, Brás.

Jaguariúna Rodeo Festival
Durante a tradicional festa do peão de Jaguariúna, haverá campanha de conscientização. Dentro do Red Park, o Detran.SP e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) vão promover ações como o “berrante bafômetro”, uma blitz educativa que alerta sobre os perigos da mistura de bebida e direção, e o simulador de direção. A cidade também terá outdoors da campanha “Em festa de peão, acidente não”, além de ações de fiscalização. O Jaguariúna Rodeo Festival ocorre às sextas (16 e 23) e aos sábados (17 e 24).

Paulínia
Em parceira com a Guarda Municipal de Paulínia, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, o Detran.SP promoverá ações educativas no município. Serão quatro blitze, da sexta (19) à quinta (22), em que os motoristas e passageiros receberão orientações sobre prevenção de acidentes e segurança no trânsito. Já na sexta (23), a ação será feita com etilômetros (os conhecidos bafômetros) e, além do caráter educativo, também terá a fiscalização de infrações.

Dia Mundial Sem Carro
O Detran.SP vai recomendar a todos os seus funcionários e colaboradores que, em 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, deixem o automóvel de lado. A sugestão vale tanto para veículos próprios quanto para os que estão a serviço do órgão. A ideia é que, nesse dia, eles utilizem outras formas para se deslocarem, como transporte público, bicicleta ou mesmo a pé. O Dia Mundial sem Carro nasceu na França em 1997 e foi aos poucos adotado por várias cidades do mundo para levantar a discussão sobre a importância da mobilidade urbana.

Vida, dê preferência
Todas essas ações educativas fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do qual do Detran.SP é um dos integrantes. Lançado em 2015 pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa tem como objetivo reduzir pela metade as mortes nos acidentes de trânsito até 2020. A inspiração foi a Década de Ação Pela Segurança Viária, estabelecida pela Organização das Nações Unidas para chamar atenção para a violência no trânsito.

Para que a meta seja alcançada, o Governo intensificou esforços em educação no trânsito, segurança das vias e veículos, além de gestão nas respostas para acidentes. Criou também o INFOSIGA SP, um grande banco de dados sobre acidentes que vai auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito.

NOTAS NOSSAS:

Algum dia você viu o Detran de algum Estado brasileiro fazendo uma ação na Semana Nacional de Trânsito envolvendo alguns dos maiores educadores de trânsito que lidam com crianças diariamente? Os transportadores de escolares estão dia-a-dia por duas vezes, e às vezes por até 1h de percurso na ida e igual tempo na volta, e são “modelos” para essas crianças sobre o comportamento no trânsito das cidades, assim como as monitoras que orientam sobre o embarque e desembarque de forma mais segura, sobre a importância do uso do cinto de segurança etc

Infelizmente, isso não ocorre na Semana Nacional de Trânsito. E, na verdade, deveria ocorrer de forma permanente, até mesmo com a promoção de cursos específicos e gratuitos para estes profissionais (motoristas e monitoras), tais como: psicopedagogia infantil, relações humanas, libras, educação inclusiva, atendimento de urgência a acidentados etc.

A melhor qualificação e o reconhecimento público destes profissionais depende exclusivamente do poder público, que poderá fazê-lo efetuando sua integração ao verdadeiro papel social que o mesmo desempenha junto à população.

Fonte: Portal do Detran.SP