Vistoria do MP realizada na semana passada encontra Pálio fazendo transporte escolar de prefeitura

palio_escolar

A inspeção do MPE (Ministério Público Estadual) foi realizada na semana passada, entre os dias 19 e 22 de setembro, quando foram fiscalizadas 10 (dez) escolas.

A vistoria técnica do órgão ocorreu nos municípios de Ipueiras e Silvanópolis, na região central do Estado do Tocantins, no intuito de verificar as condições de ensino e de transporte das unidades escolares daquela região.

Foram constatadas irregularidades quanto à estrutura física dos prédios escolares e aspectos pedagógicos, mas o fato mais curioso foi relacionado ao transporte escolar.

Não bastasse o MP encontrar irregularidades como ônibus sujos, com pneus desgastados, vidros quebrados e com motores que param de funcionar com frequência, foi constatado na cidade de Ipueiras, a utilização de um veículo de passeio, da marca Fiat, modelo Pálio (visível na foto), para a realização do transporte escolar do município.

O veículo de passeio, além de inadequado e proibido por lei para realizar esse tipo de transporte, trafegava com criança pequena na frente, e em alguns momentos trafegava até com mais de uma criança sentada no assento da frente.

A mesma superlotação é vivenciada nos ônibus sucateados, que circulam em número insuficiente, em algumas situações até obrigando as crianças a acordarem às 4h da manhã para o início de seu longo percurso.

Com os dados da vistoria, o MPE elaborará relatório técnico descrevendo as irregularidades, que será encaminhado à Promotoria de Justiça da Comarca, para as devidas providências judiciais.

São absurdos como esses que são usados como base para formulação de normas como a obrigatoriedade de cadeirinhas nos veículos escolares ou padronização de itens

Com informações de ConexãoTO