Confira o calendário de atendimento do Detran.SP nas semanas de Natal 2016 e Ano-Novo 2017

detran-sp_191216Unidades do Detran-SP estarão fechadas nas duas sextas-feiras véspera do feriado de Natal e Ano Novo (dias 23 e 30 de dezembro) e reabrirão somente na segunda-feira seguinte à partir das 12h (dias 26/dez e 02/jan).

Esta é a informação passada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) para todo o Estado de São Paulo, conforme estabelecido pelo decreto estadual nº 62.301.

O atendimento dos serviços de trânsito nos postos do Poupatempo terá essa mesma escala. As unidades do Detran.SP integradas a prefeituras ou delegacias, por sua vez, seguirão o expediente destas instituições.

O Disque Detran.SP, central telefônica para informações aos cidadãos, também não funcionará nas datas em que os postos estão fechados, mas nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro voltarão a funcionar em seu horário habitual, das 7h às 19h.

Confira o resumo do atendimento no quadro abaixo:

natal_detran

Calendário de licenciamento
Donos de carros ou motos com placas de final 0 e de caminhões com placas de finais 9 e 0 devem ficar atentos ao esquema de funcionamento das unidades, já que dezembro é o mês obrigatório para licenciamento desses veículos. Quem tem documento de habilitação ou veículo para regularizar ou retirar antes de pegar a estrada também deve ser programar para ir antecipadamente a um posto do Detran.SP.

Todo veículo, independentemente do número final de placa, estará irregular se circular a partir de 1º de janeiro de 2017 sem o licenciamento do exercício 2016 (cujo calendário obrigatório teve início em abril) e poderá ser guinchado e removido a um pátio.

Cabe ressaltar que não basta pagar a taxa de licenciamento, é obrigatório portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado.

Portanto, para viajar tranquilo durante as festas de fim de ano, o condutor deve licenciar o veículo antes. O serviço pode ser feito presencialmente nos postos do Detran.SP e do Poupatempo ou de forma eletrônica via sistema bancário, com entrega do CRLV pelos Correios. Mas, atenção: o prazo para recebimento via Correios é de sete dias úteis após a emissão do documento.

Conduzir veículo com o licenciamento em atraso é infração gravíssima, de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passível de multa de R$ 293,47, inserção de sete pontos no prontuário do proprietário, além de remoção do veículo. Já conduzir sem portar o documento, mesmo que o licenciamento esteja em dia, é infração leve (artigo 232 do CTB): multa de R$ 88,38, três pontos na carteira e retenção do veículo até que o CRLV seja apresentado.

Com informações de Detran.SP