13 veículos não autorizados para transporte escolar de estudantes são multados durante fiscalização

Uma fiscalização realizada nesta sexta-feira (02) para garantir a segurança no transporte de estudantes, multou 13 veículos, dos 52 fiscalizados na Rua Monsenhor Bacelar, no Centro. Os veículos foram notificados por efetuarem o serviço sem autorização da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), que concede as autorizações para realização do serviço. A ação contou com o apoio da Polícia Militar.

Desde 11 de abril, data da primeira fiscalização, 207 vans, ônibus, e Kombis foram verificadas. Destas, 73 foram multas. No município, todos os veículos que têm autorização para atuar no transporte de estudantes passaram por vistoria mecânica e de segurança, além do motorista de veículo está com a documentação em dia. Com isso, o veículo passa a ter um adesivo colocado no para-brisa indicando que está em dia com as suas obrigações junto à CPTrans.

A CPTrans solicita aos motoristas que não estiverem em dia com suas obrigações que procurarem à Companhia para regularizar a situação. A CPTrans fica na Rua Alberto Torres, 115 – Centro. O atendimento ao público está disponível de 8h30 às 18h. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone: 2237-1703. Além disso, a companhia pede a ajuda das famílias na hora de escolher o veículo que vai levar as crianças no trajeto casa x escola, escola x casa.

Confira algumas dicas na hora de contratar o transporte escolar:

– Certifique-se se o transporte escolar possui o selo da CPTrans do ano vigente – renovado semestralmente e se o Cartão de Identificação do Condutor está em local visível no veículo;

– Busque o máximo de informações sobre o motorista e se informe se, além do condutor, há outra pessoa no transporte que auxilie na segurança dos passageiros;

– Procure saber se o motorista ou o auxiliar leva e busca os alunos até a porta da escola;

– Verifique se o transporte escolar possui um cinto de segurança para cada passageiro;

– Veja se o veículo que irá transportar seu filho está em bom estado de conservação e, caso seja uma Kombi, se possui a tela de proteção entre o último banco e a parte do motor.

Com informações da Prefeitura de Petrópolis