Confira o calendário escolar 2020 das escolas da rede pública estadual de SP

O calendário escolar de 2020 da rede estadual de São Paulo foi proposto para apoiar as escolas na organização de seu trabalho ao longo do ano, favorecendo a integração entre os diferentes projetos da Secretaria de Educação promovendo a aprendizagem dos estudantes.

As principais mudanças no calendário escolar 2020 são as seguintes:

1 => Períodos de recesso após o término do 1º e do 3º bimestre, com atividades diferenciadas opcionais nas escolas que mais precisam e que apresentarem projetos para favorecer a aprendizagem.

Em 2020, os estudantes das escolas estaduais terão 4 períodos de descanso ao longo do ano:

  1. Férias de 15 dias em janeiro
  2. Recesso escolar em abril, ao final do 1º bimestre
  3. Férias de 15 dias em julho
  4. Recesso escolar em outubro, ao final do 3º bimestre

Ressalta-se que as férias dos professores estão mantidas como eram no ano anterior, sendo:

  1. Férias de 15 dias em janeiro;
  2. Férias de 15 dias em julho.

A organização das férias e recessos em 2020 pode ser visualizada de acordo com o diagrama a seguir:

2 => Semanas de Estudos Intensivos para recuperar e aprofundar aprendizagens de todos os estudantes, de forma alinhada com as avaliações.

As Semanas de Estudos Intensivos (SEI) ocorrerão em momentos chave do ano, com o objetivo de recuperar e aprofundar aprendizagens essenciais para o percurso educacional dos estudantes, em especial apoiando as escolas na incumbência estipulada pela LDB em seu artigo 12, inciso V, de “prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento”.

Estão previstas para acontecer após a realização das avaliações, de forma a direcionar a atuação dos professores a partir da análise dos percursos de aprendizagem dos estudantes. Estão previstos cinco períodos de Semanas de Estudos Intensivos (SEI):

  1. Em fevereiro, a partir dos resultados da Avaliação Diagnóstica de Entrada (ADE)
  2. Em abril, a partir dos resultados da 1ª Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP)
  3. Em julho, a partir dos resultados da 2ª AAP;
  4. Em outubro, a partir dos resultados da 3ª AAP;
  5. Após a realização do Saresp, em dezembro

O diagrama a seguir mostra quando estão previstas as SEI e as avaliações diagnósticas, formativas e somativas em 2020:

3 => Planejamento escolar que cumpre os 200 dias letivos, para efetivar direito de aprendizagem dos estudantes, potencializado pelo Método de Melhoria de Resultados (MMR).

O calendário 2020 foi elaborado de forma a alinhar o calendário escolar da rede estadual paulista ao que está estabelecido em lei, de forma a efetivar o direito dos alunos estudarem em 200 letivos por ano. Além disso, o calendário escolar de 2020 prevê cinco dias de planejamento na última semana do recesso de janeiro, de forma que as escolas possam, desde antes do início do ano letivo, ter clareza de seus objetivos e estratégias a serem desenvolvidos ao longo do ano. Está previsto também que até o final de fevereiro possam ser feitos ajustes ao planejamento, caso seja necessário.

continua após a publicidade

Resumo do Calendário mês a mês – Completo

Abaixo, pode ser observado o calendário mês a mês de 2020, com os principais marcos do calendário de janeiro a dezembro:

Com informações da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo