Após denúncias da população, Detran apreende vários ônibus escolares de prefeitura

O Detran informou que os motoristas dos ônibus dirigiam sem a carteira de motorista – CNH, e que os veículos operavam em más condições: sem segurança, alguns sucateados e com pneus “carecas”.

Ônibus escolares da prefeitura de Pocinhos, no Curimataú da Paraíba, foram apreendidos, na tarde desta terça-feira (17), após o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), constar várias irregularidades nos veículos. De acordo com o órgão, a ação ocorreu após denúncias da população da cidade sobre as más condições dos transportes.

Um motorista que não quis se identificar confirmou que a situação do transporte escolar do município é preocupante: “Estamos correndo risco de acidentes diariamente, pois esses ônibus não oferecem condições de segurança. Constatamos desde a falta de extintores a problemas de suspensão”, alertou.

Já para os alunos, o risco é evidente e a insegurança é diária: “A gente não tem a certeza se vamos chegar no final do percurso em paz, pois esses ônibus não oferecem nenhuma segurança. Diariamente quebram e nós, alunos, que pagamos o preço pela incapacidade administrativa da atual gestão, que não oferece um transporte de qualidade”, desabafou um aluno.

O Detran alertou que a prefeitura deve realizar manutenções constantes nos ônibus escolares, trocando ferramentas, atualizando e verificando o estado de todos os acessórios que possam influenciar diretamente no funcionamento perfeito e garantir a segurança dos usuários.

A prefeitura será informada e todos os condutores foram notificados. No Código de Trânsito dirigir sem CNH é previsto como infração, tanto da situação da pessoa que não é habilitada quanto da que não está portando o documento que comprova tal condição.

Fonte: PBAgora