O Ministério da Educação (MEC) liberou R$ 58,55 milhões para o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), beneficiando 4.073.832 alunos, em 80.260 escolas localizadas em 4.099 municípios brasileiros.
A liberação possui caráter suplementar, os recursos são utilizados por estados e municípios na manutenção de veículos, compra de combustível ou terceirização do serviço de transporte escolar.
O Pnate atende estudantes da educação básica pública, residentes em área rural e que constam no censo escolar do ano anterior.
Também foram liberados R$ 333 milhões para estados e municípios através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para custeio da merenda escolar.
Esses recursos, que também têm caráter suplementar, beneficiarão 39.334.484 alunos em 151.696 escolas de todo o Brasil.
O PNAE tem como objetivo a oferta de alimentação escolar saudável aos estudantes, acompanhada por ações de educação alimentar e nutricional. A medida alcança desde a creche ao ensino médio, em escolas públicas, comunitárias e filantrópicas conveniadas com o poder público.
Em pleno ano eleitoral, dificilmente esses recursos serão utilizados integralmente na manutenção, compra de combustível ou aluguel de veículos escolares. É tanta nota fria que a ponta dos dedos das mãos já vivem vermelhas e doloridas de tanto manuseá-las.
Por Antonio Félix
Com informações do Portal Brasil