O aplicativo também estará disponível pelo computador a partir de 15/nov para pessoas jurídicas, com frotas de aluguel de carros e transportadoras; e a partir de 22/nov para todo e qualquer cidadão.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou nesta terça (1) o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), um aplicativo criado para facilitar a comunicação das infrações de trânsito e para identificar o perfil dos infratores. Além disso, os motoristas que fizerem o download do app terão a opção de pagar a multa com 40% de desconto.
O desconto será dado apenas para aqueles que reconhecerem a infração – e não recorrerem -, quando receberem a notificação no aplicativo. Com isso, o sistema irá gerar um código de barras para o pagamento no próprio aplicativo.
O aplicativo irá acelerar e garantir que os condutores sejam notificados. Além disso, irá reduzir os custos do envio e impressão as notificações e multas.
O custo anual da Polícia Rodoviária Federal com o envio fica em torno de R$ 50 milhões. Já o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já gastou este ano R$ 70 milhões com o pagamento dos Correios.
O software já está disponível para os usuários do sistema Android, na Play Store e a partir de 7 de novembro também para o IOS, por meio da App Store.
Além disso, a partir de 15 de novembro, pessoas jurídicas, com frotas de aluguel de carros e transportadoras, poderão utilizar a ferramenta pelo computador. O sistema para computador estará disponível para o cidadão, a partir do dia 22 deste mês.
Após se cadastrar no aplicativo, o usuário pode inserir os dados de um ou mais veículos e receber infrações aplicadas pelos órgãos que aderiram ao sistema.
O aplicativo oferece ainda a possibilidade de visualizar detalhes de cada multa e fazer o download do formulário de indicação do condutor responsável pela infração.
Segundo o Denatran, o SNE é um sistema em construção e será aprimorado para receber novas funções, como a indicação do condutor no próprio aplicativo.
Com informações da Agência Brasil