SMT cria serviço digital para a indicação de condutor que dirigia no momento da infração de trânsito

smtOs proprietários de veículos agora podem utilizar a internet para fazer a indicação de condutor, quando o mesmo informa que não era ele quem dirigia na ocasião da infração, e também acompanhar o andamento do processo via e-mail após efetuar o seu cadastro e apresentar a indicação.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) disponibilizou este novo serviço aos proprietários de veículos, a partir da zero hora de sábado, dia 8 de outubro de 2016.

Ao receber a Notificação de Autuação o proprietário não precisa ir a um dos Postos de Atendimento do DSV ou encaminhar via Correio a documentação contendo a sua Indicação de Condutor. Todo o processo, incluindo o envio de documentos pode ser feito de modo eletrônico.

dsvdigitalPara isso foi criado o portal DSV – Digital que, neste primeiro momento, receberá indicação de condutor de pessoas físicas.

Neste portal, o proprietário do veículo se cadastra, preenche o formulário de Indicação de Condutor, imprime, colhe as assinaturas do proprietário e do condutor, digitaliza o formulário e o envia via ferramenta.

Após digitalizar o formulário, preenchido e assinado, deverá anexar os seguintes documentos obrigatórios: cópia simples da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da Permissão para Dirigir do condutor; e cópia simples de documento de identidade (RG, CNH, OAB, etc) do proprietário do veículo.

A equipe do DSV analisará o formulário (que deverá conter as assinaturas iguais as existentes nos documentos enviados – CNH do condutor, RG, CNH, ou OAB do proprietário), de acordo com o que é exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Se estiver de acordo, o processo será enviado ao DETRAN (via ferramenta) e aguardará a análise do órgão, o qual verificará se a CNH informada é válida para receber a pontuação. A sua aprovação implicará na transferência dos pontos – do proprietário para o condutor infrator.

BannerRB_Agende848x420XA alteração visa tornar o processo de indicação mais simples, rápido e transparente, proporcionando praticidade e economia ao munícipe. O prazo para a Indicação de Condutor não foi alterado e permanece o que consta na Notificação de Autuação.

O Serviço é totalmente gratuito, e neste início está disponibilizado somente para as pessoas físicas.

Fica mantido o recebimento de indicação de condutor via Correios, devendo ser direcionadas ao Departamento de Operação do Sistema Viário – Rua Sumidouro,740, Pinheiros – São Paulo/SP – CEP 05428-900, junto com uma cópia simples da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da Permissão para Dirigir do condutor e cópia simples de documento de identidade (RG, CNH, OAB, etc) do proprietário do veículo, até a data limite que consta na notificação da autuação, e nos postos de atendimento do DSV, localizados nos seguintes endereços:

De segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 18 horas.
– DETRAN Armênia: Av. do Estado, 900, térreo – próximo ao Metrô Armênia.
– DETRAN Interlagos: Av Interlagos, 2225 (Shopping Interlar);
– DETRAN Aricanduva: Av. Aricanduva, 5555 (Shopping Aricanduva).

Com informações da Coordenadoria de Comunicação – SMT