Rodízio de veículos em SP será suspenso no período de 23 de dezembro até 16 de janeiro

rodizio_2016Veja também outras modificações, como zona azul, corredores, ciclofaixas etc.

O rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo será suspenso na próxima sexta-feira (23). Segundo a SMT (Secretaria Municipal de Transportes), a restrição à circulação voltará a valer no dia 16 de janeiro, uma segunda-feira.

Implementado desde 1997, o rodízio atinge o “centro expandido” da cidade, região compreendida entre as marginais Pinheiros e Tietê, à oeste e ao norte, e as avenidas Salim Farah Maulf e dos Bandeirantes, à leste e ao sul da cidade.

De segunda a sexta, das 7h às 10h e das 17h às 20h, os carros, de acordo com a numeração final das respectivas placas, ficam impedidos de trafegar nesta área.

Às segundas, os carros impedidos de circular têm a placa com final 1 ou 2. Na terça, 3 e 4. Na quarta, 5 e 6. Na quinta, 7 e 8. E, finalmente, na sexta, 9 e 0.

Os táxis terão circulação liberada nas faixas e corredores de ônibus nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e também no dia 1º de janeiro.

Os motoristas de veículos comuns, porém, deverão respeitar a restrição vigente em cada faixa de ônibus nessas datas.

Nos corredores, a circulação de veículos comuns e de uso misto está liberada nos dois finais de semana, das 15h de sábado (24 e 31 de dezembro) até às 4h de segunda-feira (26 de dezembro e 2 de janeiro).

A zona azul está suspensa apenas no Parque do Ibirapuera nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro. Nos demais locais, vale a legislação vigente.

Já as ciclofaixas de lazer serão ativadas no dia 25 de dezembro das 7h às 16h, mas elas não serão montadas no dia 1º de janeiro.

A SMT, contudo, avisa que alguns “trechos das ciclofaixas podem não ser ativados em função dos bloqueios operacionais para eventos autorizados”. A secretaria não informa quais seriam esses trechos.

Esse período de suspensão do rodízio não vale para os caminhões, e continuará valendo, para eles, a ZMRC (Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões) e a ZMRF (Zona Máxima de Restrição ao Fretamento).

Para essas duas zonas, a suspensão valerá apenas em algumas datas específicas. No caso da ZMRC, a restrição não acontecerá nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Já a ZMRF está com tráfego liberado nessas duas datas e também nos dias 24 e 31 de dezembro.

A multa por desrespeitar o rodízio é de R$ 130,16 e rende quatro pontos na carteira do motorista. Já trafegar em corredores e faixas exclusivas de ônibus em horários proibidos é considerado infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos para o motorista.

Com informações do UOL