Aluna nova de escola municipal de São Paulo fica sem transporte e precisa trancar matrícula

ChargeNovos alunos da Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Ceu Cidade Dutra, que fica na avenida Interlagos, na zona sul de São Paulo, vão ficar sem transporte para ir ao colégio neste ano.

Sem se identificar, a mãe de uma criança de 4 anos, que iria começar os estudos na escola, preferiu trancar a matrícula da menina porque não tem como pagar transporte. Além disso, ela diz morar muito longe do local (cerca de 30 minutos a pé).

CEU Cidade Dutra
Emei Ceu Cidade Dutra, que fica na avenida Interlagos, em SP –   Reprodução/Google

Segundo a mãe, que não quer revelar o nome por segurança, diz que foi até a escola para ter mais informações sobre a situação do transporte escolar da filha.

Chegando lá, foi informada que não existe previsão para a abertura de vagas e que apenas alunos antigos da escola vão ter lugar para ir e voltar de transporte público da Emei.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que não haverá corte no Programa de TEG (Transporte Escolar Gratuito).

A pasta afirmou que “têm direito ao atendimento os alunos deficientes, os que residam a dois quilômetros da unidade e os que encontrem barreiras físicas para chegar à escola”.

Amanhã dia 28/01 as mães, representantes do conselho de defesa da criança e adolescente; e dos condutores escolares estarão fazendo uma assembléia na Câmara Municipal de São Paulo.

POPULAÇÃO NÃO ACEITARÁ CALADA
Nem bem começou seu governo, e Dória já se depara com manifestações de protestos. Na semana passada, dia 20/Jan, inúmeros manifestantes de associações de moradores e transporte escolar fizeram manifestação em frente à Prefeitura.
Apesar de prometer escuta-los e discutir mudanças, nada foi feito de efetivo até o momento, e a cada dia só aumentam as notícias de crianças que perderam o acesso ao programa de transporte escolar gratuito.
Neste sábado (28/Jan), novamente o transporte escolar e as mães que perderam o TEG farão manifestação e reunião para discutir o assunto, desta vez na Câmara Municipal, no seguinte horário e endereço:
Lote o seu carro com mães/pais e responsáveis e vá na manifestação amanhã, dia 28/01 (sábado) às 9 horas. Na Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí, nº 100 – Térreo – Centro.

DEFENDA O SEU TRABALHO!

Por Comendador Hélio Menezes
Com informações do R7.