DTP inicia homologação eletrônica em SP para veículos de transportes públicos: táxi, ônibus fretado e transporte escolar

Procedimento verifica veículos de táxi, motofrete, ônibus fretado e transporte escolar. Digitalização inicia processo de modernização do Departamento de Transportes Públicos. Meta é inserir 100% dos processos do município no ambiente digital.

O Departamento de Transportes Públicos (DTP) iniciou na sexta-feira (31) o registro por meio eletrônico dos processos de homologação de veículos para transportes públicos. Com isso, condutores de táxis, ônibus, motofrete e transporte escolar terão seus documentos digitalizados já no protocolo, agilizando os procedimentos para regulamentação.

A iniciativa é o primeiro passo de um compromisso firmado entre a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, responsável pelo órgão, e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia para modernizar todos os processos do departamento.



“É a inauguração de uma nova era, de um novo tempo. O início do ‘padrão Poupatempo’ no DTP, com a desburocratização, a eficiência e o bom atendimento aos usuários”, afirma o secretário Sergio Avelleda (Mobilidade e Transportes).

A meta da gestão é a migração de todos os processos do município para o ambiente digital até o final de 2018: “Além da extinção do uso do papel, a mudança possibilita mais transparência e economia para o município.

Hoje, cerca de 45% dos processos administrativos são gerados eletronicamente, proporcionando uma economia estimada de 4 milhões de folhas por ano e a redução de até 90% no tempo de tramitação de diversos processos”, destaca o secretário Daniel Annenberg (Inovação e Tecnologia).

Um exemplo desse trabalho de digitalização é a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma criada e cedida gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O SEI atualmente promove a gestão eletrônica dos processos da cidade.

Desde o início de 2017, a Secretaria de Inovação e Tecnologia tem atuado em parceria com todas as Secretarias e Prefeituras Regionais no sentido de identificar oportunidades de inovação, simplificar processos e melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão.

Com informações do portal da Prefeitura de SP