Os serviços Atende, destinados ao transporte público de pessoas com deficiências severas, têm novo padrão, sendo que haverá modelos de veículos destinados para diferentes tipos de atendimento.
A Transwolff, empresa de ônibus que opera no subsistema local na zona sul de São Paulo, assumiu a operação de parte do Atende nesta quarta-feira, 05 de julho de 2017, com 14 vans, já de acordo com as atuais exigências.
Os veículos são de dois modelos, sendo um destinado para autistas e cadeirantes, com capacidade para transportar seis passageiros, incluindo o acompanhante. O outro modelo é destinado exclusivamente para dois cadeirantes e tem mais cinco lugares para acompanhantes ou pacientes com outro tipo de doença, com um total de sete lugares.
Em nota, o presidente da Transwolff, Luiz Carlos Efigênio Pacheco, diz que a empresa teve de preparar os profissionais para realizar os atendimentos.
“Sabemos do desafio de operar o serviço Atende com o horário preciso para chegar a casa do paciente e ao hospital. É um serviço que vamos fazer com atenção redobrada e com muito respeito não só com o paciente, mas também com o acompanhante”, sustenta Pacheco
O Serviço Atende é gratuito e faz o transporte porta-a-porta, ou seja, da casa do passageiro até o seu local de destino.
Além de ser utilizado para levar os usuários à escola e para tratamentos médicos, aos finais de semana também levas as pessoas com alto grau de deficiência a atrações turísticas, culturais e esportivas dentro da cidade.
O transporte funciona de domingo a domingo das 7h às 20h.
Só é possível ter acesso ao Atende por meio de agendamento, que pode ser feito pelos telefones 0800-155 234 ou 156 da Prefeitura, de segunda a sexta-feira das 7h às 19 h. Também é possível agendar o transporte indo aos postos de atendimento nas Prefeituras Regionais.
Em maio, o Atende recebeu 100 táxis modelos Chevrolet Spin, adaptados com rampas e identificados com a logomarca do serviço para ampliar o número de pessoas beneficiadas e de uma forma diferenciada.
Segundo a SPTrans – São Paulo Transporte, a operação foi possível após a assinatura de um termo de credenciamento no mês de março com a cooperativa de taxistas Cooper TPA para a prestação de serviços.
O Atende foi criado em 1996. O atendimento é disponibilizado para cerca de cinco mil usuários cadastrados e, no ano passado, foram realizadas uma média de 75.500 viagens por mês.
A inciativa recebeu premiações nacionais e internacionais, sendo copiada por outras cidades.
Em Blumenau, por exemplo, a BlubMob, a Viação Piracicabana na cidade, assumiu os serviços tendo a obrigação de oferecer vans com conceitos semelhantes aos do Atende.
Com informações do Diário dos Transportes