Para melhorar o embarque/desembarque, ruas em frente a escolas podem se tornar de ‘mão única’ em Curitiba

Projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal pretende transformar em vias de mão única as ruas onde se localizam instituições de ensino públicas e privadas em Curitiba.

A proposição, justifica o vereador Mestre Pop (PSC), “visa organizar e, principalmente, conferir segurança no trânsito em frente às escolas, nos horários de entrada e saída de alunos”.

Segundo o texto, a lei abrangeria as ruas com estabelecimentos de educação infantil, ensino fundamental, médio, pós-médio e superior.

A proposição afirma que o órgão de trânsito competente poderá implantar a via de mão única apenas no quarteirão onde esteja o portão principal da instituição.

Caso esta fique em uma avenida, o projeto também determina a disponibilização de um agente de trânsito nos horários de entrada e saída dos estudantes, para organizar o fluxo de veículos.

A justificativa da proposição defende que “a segurança nas vias públicas e a conscientização de que a educação para o trânsito é uma questão, acima de tudo, de cidadania”.

Se a matéria for aprovada e sancionada, a lei entrará em vigor 90 dias após a publicação no Diário Oficial do Município.

Com informações de Banda B