Prefeitura de SP realiza no sábado (15) a segunda maratona de desenvolvimento tecnológico para a gestão do TEG

A mudança no sistema EOL efetuada no mês de junho provavelmente foi fruto do primeiro encontro realizado. O evento chega ao seu 2º encontro.

De acordo com a publicação oficial da SME, em continuidade ao ciclo de inovação envolvendo o Transporte Escolar Gratuito, o Pátio Digital da SME, em parceria com o Mobilab, vai promover uma jornada “mão na massa” com a base de dados da prefeitura sobre o tema.

O evento é desdobramento do primeiro Encontro Aberto da SME, que teve como tema “Transporte Escolar Gratuito: como mapear as barreiras físicas e garantir o benefício a quem precisa?” e foi realizado em 27 de abril.

Pegou? O tema do primeiro evento, que ocorreu no mês de Abril, foi “como mapear as barreiras físicas e garantir o benefício a quem precisa” e coincidência ou não foram efetuadas alterações no sistema EOL de gerenciamento do serviço, o que provocou novo corte de crianças no demonstrativo liberado com atraso no mês de Julho referente ao serviço prestado em Maio.

Entre as principais reclamações dos transportadores no início deste mês está o corte de crianças já transportadas desde o início do ano, que escaparam do grande corte inicial de fevereiro, e que “do nada” sumiram da base de dados do sistema EOL e que, inclusive, não foram incluídas no pagamento do serviço de maio liberado com atraso durante esta semana por volta do dia 13.

No evento, são reunidos pesquisadores, programadores, ativistas que trabalham com dados e outros interessados para discutir os desafios da gestão do Transporte Escolar Gratuito em São Paulo.

Porém, não há qualquer menção de participação dos transportadores escolares ou sua representação, seja na figura do sindicato ou de associações.

Ainda assim, segundo a publicação, a participação e inscrição no evento é livre, disponível através deste LINK.

Pela foto de publicação oficial do evento, mostrada abaixo, já foi realizado o primeiro encontro onde foram discutidas ideias para os desafios de gestão do TEG, barreiras físicas e ferramentas existentes, e no sábado, dia 15 de julho, será realizado o segundo encontro, onde a SME vai abrir a base de dados do TEG para explorar soluções em mapa.

A próxima etapa (terceira) prevê a abertura de um Edital pela SME para o desenvolvimento das soluções propostas até o segundo encontro, e na quarta etapa haverá a apresentação dos projetos à uma Comissão, o que será concluído na quinta etapa com a escolha da melhor equipe ou melhor projeto para assinar contrato de desenvolvimento com a SME.

Dificilmente virão soluções que propiciem maior disponibilização do acesso ao programa de transporte escolar gratuito pelas crianças, vez que a principal finalidade do evento, ao menos pela leitura dos temas abordados, é tornar o mais preciso possível a análise dos critérios e barreiras.

Se antes havia um critério subjetivo e aberto, onde a própria escola ou a DRE definia a barreira física como válida, atualmente estão sendo criados bloqueios no sistema de gerenciamento do serviço (EOL) que impossibilitam de imediato até a simples tentativa de concessão já no cadastro dos dados.

Segue abaixo a localização e horário de realização do evento:

Mapatona do Pátio Digital – Edição: Transporte Escolar Gratuito
Quando: 15 de julho, sábado
Horário: 10h às 18h
Local: Mobilab
Endereço: Rua Boa Vista, 136, São Paulo

Por Antonio Félix
Com informações da SME e MobiLab