Empresa chinesa que fabrica ônibus escolares elétricos doa viaturas elétricas para a GCM de SP

A Prefeitura de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (6) dois veículos 100% elétricos doados pela BYD do Brasil para a Guarda Civil Metropolitana (GCM) utilizar no patrulhamento do Parque Ibirapuera e da Praça da Sé.

A empresa de origem chinesa também doou dois carregadores de energia. Um está instalado no parque e o outro na Praça Roosevelt. Mais dois veículos serão entregues no fim deste ano para GCM.

A doação dos dois veículos, dos carregadores e da instalação totaliza cerca de R$ 1,2 milhão. Os dois carros entregues nesta quarta já estão caracterizados com a nova roupagem da GCM, com a marca “Polícia Municipal”.

“Nós fizemos um estudo com base em uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal onde o Supremo reconheceu que a guarda exerce a atividade de polícia administrativa municipal. Além disso, nós entendemos também que sempre que a viatura se apresenta com a palavra polícia ela exerce uma informação interessante de segurança para o cidadão”, ressaltou o secretário de Justiça, Anderson Pomini.

“Nosso objetivo é permanecer em busca de inovações e avanços para a corporação e, principalmente, uma ferramenta a mais para auxiliar na segurança urbana da cidade, o que também reflete no futuro sustentável para São Paulo”, explica o secretário municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira.

A doação dos veículos, um modelo BYD e5 e um modelo BYD e6, está entre aquelas que foram acertadas durante a visita do prefeito João Doria à China, em julho deste ano.

Especializada em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995 e se tornou a maior fabricante mundial em baterias recarregáveis, sistemas estacionários e de painéis fotovoltaicos. Desde 2015, a empresa se consolidou como a maior fabricante mundial de automóveis elétricos (incluindo híbridos plug-in), caminhões e ônibus elétricos.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em Campinas, interior de São Paulo, em 2015, para produção de ônibus elétrico e comercialização de veículos e empilhadeiras. Em abril de 2017, a BYD Energy do Brasil inaugurou sua segunda unidade para produção de módulos fotovoltaicos para a geração de energia solar fotovoltaica.

Os ônibus escolares elétricos da empresa já foram noticiados em matéria deste portal, acessível no link abaixo:

Novos ônibus escolares totalmente elétricos são revelados pela Blue Bird com recurso Vehicle-to-Grid

Com informações da Prefeitura de São Paulo