Transporte escolar não é coletivo? Ruas do centro de SP serão exclusivas para ônibus, táxis e bicicletas nesta sexta, dia 22

A gestão da cidade de São Paulo não considera o transporte escolar como transporte coletivo há muito tempo, isso já é notado pela ausência de campanhas incentivando o uso do transporte escolar em detrimento dos veículos particulares, na liberação de faixas exclusivas a ônibus/táxis ou na demarcação/fiscalização dos estacionamentos nas escolas, onde os veículos escolares tem tratamento igual aos veículos convencionais.

Agora, em mais uma de suas ações, está efetuando o bloqueio de ruas da região central mencionando exclusividade para o transporte coletivo urbano, táxis e bicicletas.

A ação faz parte da Semana da Mobilidade 2017, promovida pela Secretaria de Mobilidade e Transportes, que tem como objetivo propiciar uma reflexão entre o poder público e a sociedade civil sobre as formas de se deslocar em São Paulo, repensando os deslocamentos no dia a dia e a importância dos modais serem compartilhados.

Segundo a Secretaria, como propósito e parte da programação, no dia 22 de setembro (sexta-feira) das 6h às 20h, teremos o Dia Mundial Sem Carro, data celebrada em cidades do mundo todo. Pela primeira vez, este ano, São Paulo terá vias fechadas para a passagem de automóveis e motos.

A restrição irá abranger a Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Rua Florêncio de Abreu, Rua Líbero Badaró e Viaduto do Chá, na região central de São Paulo. O objetivo é incentivar nessa data o deslocamento a pé, por transporte coletivo ou por bicicleta.

Porém, em momento algum a gestão menciona neste dia a permissão para a circulação dos veículos escolares, que serão impedidos de acessar muitos colégios que ficam nessa região central.

Já não basta ter esquecido de incluir o transporte escolar na Semana da Mobilidade como uma das alternativas de mobilidade e diminuição do uso de veículos particulares em detrimento dos veículos de uso coletivo?

Até quando?

Veja abaixo a região que terá acesso exclusivo:

 

Por Antonio Félix