Exibição de cena sobre crianças sequestradas em transporte escolar no RJ na novela das 9h deve ir ao ar nesta segunda, dia 25

Segundo informações divulgadas no final de agosto pela jornalista Patrícia Kogut em sua coluna no Jornal o Globo, na cena que será gravada na novela ‘A Força do Querer’ um bandido ligado a Rubinho levará uma van com crianças para o morro e Jeiza as salvará.

A cena fará alusão ao roubo de uma van escolar com crianças ocorrido no dia 11 de agosto e serviu de inspiração para a autora Glória Perez retratar o problema na novela “A força do querer”.

Na vida real, quatro cririminosos roubaram uma van com duas crianças no interior do veículo no Barreto, em Niterói (RJ) e fugiram em direção a São Gonçalo, na Região Metropolitana.

Na ficção, um bandido ligado a Rubinho (Emilio Dantas) levará uma van com crianças para o morro. e Jeiza (Paolla Oliveira) as salvará.

Não há até o momento nenhuma referência direta à cena mencionando o item transporte escolar no resumo da novela, porém consultando o resumo da próxima semana podemos verificar que tanto esta cena sobre o sequestro das crianças, quanto a invasão do morro pela polícia pacificadora que faz também referência ao que ocorreu na vida real na ocupação ao Complexo do Alemão, e foram citadas pela jornalista em seu blog, estão referenciadas para ir ao ar na próxima segunda e terça-feira, nos dias 25 e 26 de setembro.

É o que podemos constatar observando o resumo da novela neste dia, conforme abaixo:

clique para ampliar

Lembramos ainda que a imensa maioria dos transportadores escolares se pronunciou contrária à exibição quando divulgamos essa informação em nossa matéria de 30 de agosto, alguns inclusive informando twitter e contatos da autora ou solicitando providências de suas respectivas representações da categoria.

Ao que tudo indica, a cena irá ao ar sim, contrariando o desejo da maioria. Se será exibida com exageros ou de forma constrangedora ao transporte escolar, só saberemos após sua exibição.

Por Antonio Félix