Você transporta, você educa! 10 coisas que você nunca deve falar para as crianças que estão sob seus cuidados

Os pais, assim como os demais adultos com quem mantenham contato diário ou frequente, são exemplos para as crianças e suas atitudes podem ter um impacto positivo ou negativo na formação da sua personalidade e identidade social .

Por isso, de acordo com o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, existem algumas coisas que jamais devem ser ditas às crianças ou faladas na frente delas.

A mesma orientação também vale para crianças que são cuidadas no transporte escolar, senão vejamos:
1.

Não rotule a criança de “pestinha”, “chato”, “lerdo” ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira. Isso fará com que ele se torne realmente isso.

2.

Não diga apenas “sim”. Os “nãos” e “porquês” fazem parte da relação de amizade que os adultos querem construir com as crianças.

3.

Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.

4.

Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando-a, assim, a lidar com suas emoções.

5.

Não diga que a injeção (ou determinada situação) não vai doer (ou causar constrangimento ou sensação ruim), porque você sabe que vai. Assim como na injeção, diga que será apenas uma picadinha ou uma sensação ou situação rápida, mas não engane.

6.

Não diga palavrões. A criança vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.

7.

Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.

8.

Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos adultos são aprendidos pelas crianças e servem de espelho.

9.

Não diga que foi apenas um pesadelo e caçoe da criança. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme a criança, escute-a com respeito e esclareça dentro do possível o que ela lhe contou.

10.

Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis.

Com informações do Itodas