Confira o funcionamento dos serviços municipais de SP durante jogos da seleção brasileira

Clique para ampliar

Um decreto assinado pelo prefeito Bruno Covas e publicado no Diário Oficial deste sábado (9) estabelece como será o expediente dos órgãos e entidades da administração pública municipal direta, das autarquias e das fundações nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018 (veja tabela abaixo).

As horas não trabalhadas deverão ser compensadas até o dia 31 de outubro de 2018. Não poderá ocorrer a suspensão do expediente nas unidades cujas atividades de atendimento ao público não possam ser interrompidas, como hospitais e prontos-socorros, por exemplo.

 

 

 

Confira abaixo uma tabela resumo com os principais serviços públicos:

Confira detalhadamente como será o funcionamento de cada serviço nos dias de jogos do Brasil:

Saúde

Os hospitais, prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e AMA 24 horas funcionarão o dia todo, ininterruptamente. As AMAs tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, e vão funcionar normalmente nos dias de jogos. As AMA/UBS Integradas também funcionarão normalmente, das 7h às 19h.

As AMAs Especialidades, UBS Integrais e as unidades da Rede Hora Certa, assim como os Ambulatórios de Especialidades (AE) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) se enquadram no esquema de meio expediente, conforme tabela.

As duas unidades do Hospital Veterinário das zonas Norte e Leste funcionarão normalmente.

 

Educação

A organização proposta pela Secretaria Municipal de Educação possibilita que cada escola defina seu funcionamento em dias de jogos da Seleção Brasileira. Em caso de suspensão das aulas, estas deverão ser repostas em um calendário a ser informado às famílias.

 

Prefeituras Regionais

Funcionarão de acordo com os horários estabelecidos na tabela acima.

 

Feiras livres, mercados municipais e sacolões

As feiras livres, os sacolões e mercados municipais funcionarão normalmente. Já as 24 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) seguirão o mesmo horário de funcionamento das Prefeituras Regionais.

 

Esportes e Lazer

O expediente estará suspenso conforme determina o decreto. Na sexta-feira (22), dia do segundo jogo do Brasil na Copa, por exemplo, os clubes da SEME estarão de portões fechados até as 13h. O mesmo vale para os casos em que a suspensão ocorre a partir das 13h ou até as 15h. As empresas terceirizadas (vigilância, limpeza, tratamento de piscinas e onde houver monitoramento aquático) trabalharão normalmente, conforme o contrato.

 

Verde e Meio Ambiente

Os equipamentos sob responsabilidade da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) como o Viveiro Manequinho Lopes e a Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) seguirão os horários da tabela.

– Os Planetários do Carmo e Ibirapuera funcionam da seguinte maneira nos jogos da primeira fase do Mundial:

17/06 (domingo) – expediente suspenso

22/06 (sexta) – expediente volta às 13hs

27/06 (quarta) – expediente até as 13hs

Os parques municipais, também sob responsabilidade da SVMA, funcionarão normalmente nos dias de jogos da Copa.

– O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), com sede no Parque Anhanguera e a Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre ou Divisão de Fauna (DEPAVE-3), localizado no Parque Ibirapuera, por sua vez, terão seu funcionamento modificado apenas nos dias 17, 22 e 27 de junho, desta forma:

17/06 (domingo) – A Divisão de Fauna ficará de plantão telefônico, das 8h às 17h e o CeMaCAS irá receber animais normalmente, até as 14h.

22/06 (sexta-feira) – A divisão de Fauna, no Ibirapuera, estará fechada no dia do jogo, disponível apenas em plantão telefônico, das 8h às 17h. O CeMaCAS, por sua vez, funcionará normalmente.

27/06 (quarta-feira) – Neste dia, a Divisão de Fauna mantém recebimento e plantão telefônico funcionando normalmente. No CeMaCAS o funcionamento também é normal, com funcionários em rodízio.

 

Direitos Humanos e Cidadania

O funcionamento dos equipamentos da Coordenação de Políticas para as Mulheres vai seguir a tabela. Nos Centros de Cidadania LGBTI, não haverá alteração no horário de funcionamento.

 

CET

Desde segunda-feira (11), houve mudanças nas regras de estacionamento de vias nos bairros Vila Madalena e Pinheiros. A maior parte das alterações será temporária e válida somente para o período da Copa do Mundo na Rússia.

Os veículos ficarão proibidos de estacionar em período integral nos seguintes trechos das vias:

– Ruas Wisard e Inácio Pereira da Rocha, entre as ruas Girassol e Morato Coelho;

– Ruas Girassol, Fidalga, Fradique Coutinho e Morato Coelho, entre as ruas Inácio Pereira da Rocha Wisard;
– Rua Aspicuelta, em toda extensão;
– Avenida Faria Lima, próximo ao Largo da Batata.

Também houve ajustes na política de estacionamento das ruas Purpurina e Rodésia, na Vila Madalena. Com o objetivo de facilitar a acessibilidade local e o transporte público, os veículos não podem estacionar em toda extensão dessas vias de segunda-feira a sábado, das 7h às 20h.

Não estão previstos bloqueios nos dias de jogos. No entanto, em caso de necessidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego poderá colocar em prática um plano operacional de contingência para monitoramento do trânsito.

 

Transporte

De acordo com a SPTrans, nos dias 22 (sexta-feira) e 27 (quarta-feira) os postos de venda e lojas de rua e atendimento nos terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes funcionarão normalmente.

Na sexta-feira (22), para o jogo da primeira fase entre Brasil e Costa Rica, marcado para as 9h, o funcionamento dos postos da SPTrans nas Prefeituras Regionais será realizado a partir das 13h. Já no dia da partida entre Brasil e Sérvia, na quarta-feira (27), o atendimento será até as 13h.

 

Operação dos ônibus

A SPTrans informa que, durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo em dias úteis, as linhas de ônibus serão monitoradas em tempo real e a oscilação da frota durante os horários de pico deve se adequar à demanda apresentada.

Para mais informações ligue 156 ou acesse http://sptrans.com.br/

 

Transporte público e Sistema Viário

O Departamento de Transportes Públicos (DTP) seguirá as determinações do Decreto nº 58.267, de 08 de junho de 2018, que estabelece o expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018.

Já o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) manterá 50% das atividades operacionais nos pontos de atendimento aos munícipes dos departamentos DSV Protocolo Geral, DSV.AE (Cartão do Idoso e Cartão Defis), DSV.AJ (Jurídico) e GSU (Multas), também em atendimento ao referido decreto.

 

Inovação e Tecnologia

O Descomplica SP, programa inspirado no Poupatempo implantado junto à Prefeitura Regional de São Miguel Paulista, a rede de 133 Telecentros e as 12 unidades dos laboratórios de fabricação digital Fab Lab Livre SP, equipamentos públicos coordenados pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, obedecerão o estabelecido pelo Decreto 58.267, da Prefeitura de São Paulo.

As únicas exceções ficarão por conta das unidades Fab Lab Livre SP do Centro Cultural da Juventude e da Casa da Memória de Itaquera, que estarão abertas e transmitirão os jogos ao público por meio de telões. Quando os jogos ocorrerem nos finais de semana, dias em que esses equipamentos normalmente não funcionam, todos eles permanecerão fechados.

Para ter acesso à localização e ao horário do expediente de cada uma das 12 unidades FabLab, rede de laboratórios públicos de fabricação digital que permite o desenvolvimento e a construção de projetos de forma colaborativa e o compartilhamento do conhecimento e o acesso às novas tecnologias, basta acessar o link www.fablablivresp.art.br/onde-tem.

A listagem dos 133 Telecentros, unidades do primeiro programa de inclusão digital da cidade de São Paulo, pode ser encontrada no link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/inclusao_digital/index.php?p=246630

 

Cultura

O primeiro jogo do Brasil, neste domingo (17), muda o horário de funcionamento de alguns endereços desta área. Confira.

Arquivo Histórico Municipal – fechado

Beco do Pinto – aberto até as 13h

Biblioteca Mario de Andrade – aberta das 8h às 13h

Bibliotecas Municipais – fechadas

Bosques de Leitura – fechados

Capela do Morumbi – aberta até às 13h

Casa da Imagem (antiga Casa nº 1) – aberta até às 13h

Casa de Cultura Brasilândia – fechada

Casa de Cultura Butantã – aberta

Casa de Cultura Campo Limpo (Nathalia Rosemburg) – fechada

Casa de Cultura Da Vila Guilherme (Casarão) – aberta

Casa de Cultura Freguesia do Ó (Salvador Ligabue) – aberta

Casa de Cultura Guaianases – aberta a partir das 13h

Casa de Cultura Hip Hop Leste (Cidade Tiradentes) (Espaço Cultural Casa da Fazenda) – aberta a partir das 14h

Casa de Cultura Hip Hop Sul (Cora Coralina) – aberta

Casa de Cultura Itaim Paulista – aberta

Casa de Cultura Itaquera (Raul Seixas – Parque Raul Seixas) – fechada

Casa de Cultura M’ Boi Mirim – aberta

Casa de Cultura Santo Amaro (Manoel Cardoso de Mendonça) – fechada

Casa de Cultura São Mateus – aberta

Casa de Cultura São Miguel Paulista ( Antonio Marcos) – aberta

Casa de Cultura São Rafael – aberta a partir das 15h

Casa de Cultura Tremembé – fechada

Casa de Cultura do Ipiranga ( Chico Science) – aberta

Casa do Bandeirante –aberta até às 13h

Casa do Grito –aberta até às 13h

Casa do Sertanista (Casa do Caxingui) – aberta até às 13h

Casa do Tatuapé – aberta até às 13h

Casa Modernista – aberta até às 13h

Centro Cultural São Paulo – aberto até às 13h

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – aberto

Centro Cultural da Penha – fechado

Centro Cultural de Vila Formosa – aberto das 9h às 13h.

Centro Cultural do Grajaú ( Palhaço Carequinha) – fechado

Centro Cultural do Jabaquara – fechado

Centro Cultural Olido – aberta a partir das 13h

Centro Cultural Santo Amaro – aberto

Centro Cultural Tendal Da Lapa – fechado

Centro Da Memória do Circo – aberto

Centro De Formação de Cidade Tiradentes – aberto

Chácara Lane – aberta até às 13h

Escola Municipal de Bailado – fechada

Escola Municipal de Iniciação Artística – fechada

Escola Municipal de Música – fechada

Hemeroteca – atendimento mediante agendamento

Monumento à Independência (Capela Imperial) – aberto até às 13h

Oca (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez) – aberto até às 13h

Polo Cultural e Criativo Vila Itororó – fechado

Ponto de Leitura Piqueri – fechado

Sítio da Ressaca – aberto até às 13h

Sitio Morrinhos – aberto até às 13h

Solar da Marquesa de Santos – aberto até às 13h

Teatro Alfredo Mesquita – aberto às 17h

Teatro Artur Azevedo – fechado

Teatro Cacilda Becker – aberto às 17h

Teatro Décio de Almeida Prado – fechado

Teatro Flávio Império – aberto

Teatro João Caetano – aberto a partir das 17h

Teatro Paulo Eiró – fechado

Com informações do portal da Prefeitura de São Paulo