Prefeitura de Uberaba-MG substituirá transporte escolar pelo Passe Escolar Gratuito para alunos de 6º ao 9º ano

No dia 28 de julho, a Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Educação promoveu reunião no bairro Rio de Janeiro, módulo B, com os responsáveis de alunos cadastrados quanto à necessidade do transporte escolar, para o segundo semestre de 2018, naquela comunidade.

O encontro aconteceu no Circo do Povo e as equipes da Semed explicaram o projeto Caminhos da Escola, que fornecerá Passe Escolar gratuito para alunos do 6º ao 9º ano.

A medida foi desenvolvida a partir de um estudo de custos e viabilidade apresentado ao prefeito, que implica na economia de quase R$ 2,5 milhões, quando alcançar todos os usuários que já utilizam o transporte escolar dessa faixa etária.

O passe é um cartão fornecido pela empresa de transporte urbano (Transube), que conterá um número de passagens, de acordo com o calendário escolar, para o deslocamento de alunos do 6º ao 9º ano, residentes no Residencial Rio de Janeiro B, que fizeram cadastro anteriormente. Os passes serão oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Uberaba.

O Passe Escolar PMU é intransferível e o aluno terá direito a duas unidades diárias, para o caminho de ida e volta da escola, contando com o sistema integrado do transporte público de Uberaba. Caso o aluno tenha três faltas consecutivas injustificadas, o crédito do cartão será automaticamente bloqueado. O número de passes do cartão será creditado automaticamente. Por exemplo, se houver 20 dias letivos no mês, serão creditadas 40 unidades (ida e volta);

Os alunos da rede municipal, de 6º ao 9º ano, que já utilizam o transporte escolar também serão incluídos no projeto, ainda no segundo semestre, com tempo hábil para que os pais estejam plenamente informados e orientados pela Secretaria Municipal de Educação.

Vale lembrar, que esse primeiro momento de retorno às aulas, o atendimento será exclusivo para o Rio de Janeiro B, visto que o ano letivo volta na quarta, dia 01 de agosto e as famílias precisam se organizar para o aluno frequentar a escola.

Para receber o benefício, os responsáveis devem estar atentos às seguintes orientações: os alunos devem estar matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e serem moradores do Rio de Janeiro B. Para quem não tiver o CPF, a partir de hoje (30), a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), que fica no Praça Uberaba Shopping Center, terá um guichê especial para atender à demanda. Os documentos necessários são: Certidão de Nascimento ou RG do aluno e endereço com CEP.

De posse do CPF, os pais devem procurar, o mais breve possível, a Transube (Praça Rui Barbosa, 300 – Elvira Shopping, sala 23 – 2º piso), para fazer o Passe Escolar PMU, com os seguintes documentos em mãos: Certidão de Nascimento ou RG, CPF e informar o endereço com CEP.

Para quem não fez o cadastro a tempo, o sistema para o cadastro de alunos junto à Secretaria de Educação deverá ser realizado até o dia 31 de julho (terça), da seguinte forma: entrar no site da prefeitura: www.uberaba.mg.gov.br, clicar no banner que estará disponível e responder às perguntas. Caso não tenha acesso à internet, procurar o balcão de atendimento na Prefeitura de Uberaba, somente nesta terça, das 12h às 17h, com os documentos: CPF do responsável e do proprietário do imóvel e endereço.

A Secretaria Municipal de Educação também disponibilizará o telefone 34 3318 0795 (Edileusa).

Nota nossa:
É obrigação do poder público ofertar a educação básica e, na falta de escolas próximas, prover o transporte das crianças até a escola, porém não deve ser este transporte ofertado de qualquer maneira, seja em pau-de-arara como ocorre principalmente nas regiões norte e nordeste, ou em veículos escolares inadequados como ocorre em muitas prefeituras.

O critério analisado foi somente a economia divulgada pela prefeitura quanto à troca do transporte escolar por ônibus de lotação do transporte urbano? Mas, e a segurança das crianças?

É importante frisar que nestas séries escolares, os alunos possuem as faixas etárias entre 10 anos (6º ano) e 14 anos (9º ano), e que há grande insegurança quanto ao modelo de transporte ofertado, especialmente às crianças menores de 12 anos.

Na maioria das cidades é utilizado o transporte escolar gratuito até os 12 anos de idade, utilizando-se o passe escolar gratuito em ônibus coletivos de transporte urbanos apenas para crianças em idade acima de 12 anos.

Com informações do portal da Prefeitura de Uberaba-MG