Prefeito de Goiânia assina decreto autorizando transporte escolar nos corredores exclusivos de ônibus

Nesta segunda, 24, a prefeitura de Goiânia publica o novo regulamento do transporte escolar na capital. A partir da assinatura do prefeito Iris Rezende (MDB), os veículos escolares serão liberados a usar os corredores de ônibus e as faixas preferenciais à direita, como no Corredor Universitário, no Eixo 85 e na avenida T-63.

O projeto original, de autoria do vereador Carlin Café, havia sido aprovado pela Câmara no dia 5 de abril de 2018, mas foi vetado pelo prefeito. A Câmara não se manifestou em relação ao veto, pois segundo o próprio autor do PL, o prefeito decidiu baixar um decreto regulamentando a medida, o que ocorre hoje.
A mesma regra já vale para taxistas e ônibus do transporte público e, pela característica coletiva o transporte de estudantes passa a ter direito ao uso das faixas exclusivas.
O decreto mantém a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade ( SMT Goiânia ) como órgão competente e gestor do transporte escolar e a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) como ente fiscalizador. Atualmente, o município conta com cerca de 380 permissionários.
“O novo regulamento apresenta uma atualização normativa. A última ocorreu em 2004, era anterior à implantação dos corredores. Dessa forma, o compartilhamento é uma reivindicação antiga da categoria”, avalia o gerente de fiscalização da SMT, João Peres.
Com informações do blog Altair Tavares