Pais e colégios organizam carreatas no dia 16-Jan em 7 capitais e 20 cidades pela reabertura das escolas

Movimentos de pais, médicos e escolas preparam uma mobilização nacional para o próximo sábado, dia 16, para reivindicar a volta das aulas presenciais, com organização feita pelo Facebook, Instagram e grupos de whatsapp.

Estão confirmadas até o momento carreatas em 34 cidades, entre elas 8 capitais: Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió, Porto Velho, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória.

A ideia de articular com outras cidades a realização das mobilizações, que já ocorreram anteriormente de forma dispersa, partiu do movimento de pais de Minas Gerais.

Em Belo Horizonte-MG, o ato está programado para a manhã do dia 16 de janeiro, na praça do Papa, no bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul da cidade. Os mobilizadores do ato pretendem que a carreata passe pela casa do prefeito Alexandre Kalil e siga até a prefeitura.

Também em Minas Gerais, na cidade de Ipatinga os manifestantes farão concentração à partir das 8h30m da manhã no Parque Ipanema; em Barbacena será às 9h na Praça Santo Antonio; em Contagem será às 10h da manhã com concentração no Sambódromo de Contagem saindo até a prefeitura; em Lagoa Santa será às 9h30m da manhã na Orla da Lagoa (Marinheiro); em Governador Valadares será às 9h da manhã na Praça do bairro de Lourdes; em Montes Claros a concentração será às 10h na Praça dos Jatobás; em Pouso Alegre a concentração será às 9h no Aeroporto.

Em São Paulo, na capital a carreata terá concentração às 9h no Estádio do Pacaembu, e seguirá trajeto passando pela câmara de vereadores, prefeitura, assembléia e Av. Paulista; em Bauru-SP será às 9h30m no Posto Ana Premier, em frente ao Fried Fish; em Araraquara será às 9h30m na Praça Pedro de Toledo.

No Rio de Janeiro, a cidade Cabo Frio terá concentração à tarde às 16h30m com saída em frente ao Fórum; já em Niterói será pela manhã às 9h30m na Praia de São Francisco, em frente ao Macdonalds;, em São Gonçalo será às 9h30m na lateral da Praça Zé Garoto e seguirá em direção à prefeitura e retornará em frente ao Mauá até o ponto de partida.

Em Vitória-ES, os manifestantes se reunirão às 9h na Praça do Papa, na região da Enseada do Suá.

No Paraná, a cidade de Ponta Grossa tem carreata marcada para as 10h em frente à Biblioteca Municipal; em Londrina ocorre à tarde a partir de 16h no Estacionamento do Zerão, em frente ao Moringão; em Maringá terá concentração às 9h30m no Estádio Willie Davis.

Em Sobral-CE, a manifestação está marcada para acontecer a partir de 8h na Praça Renato Parente.

Em Patos-PB, a manifestação será às 9h no Terreiro do Forró.

Em Maceió-AL, a concentração será à tarde às 13h no Palácio do Governador, na Praça Martírios.

Na Bahia, a capital Salvador terá concentração às 9h na CAB Secretaria de Educação, e em Itabuna, a concentração será às 8h, no Jardim do Ó.

No Tocantis, a cidade de Gurupi terá manifestação às 8h30m na Unirg Campus 1 S15.

No Piauí, a capital Teresina terá concentração às 9h no estacionamento da Ponte Estaiada.

Em Rondônia, a capital Porto Velho terá concentração à tarde às 16h na Praça das Três Caixas D’água, e em Ji-Paraná às 16h no Gerivaldão.

Até a manhã desta quinta-feira, dia 14, estão confirmadas manifestações nas seguintes cidades:

  • Minas Gerais: Belo Horizonte, Barbacena, Governador Valadares, Ipatinga, Itajubá, Lagoa Santa, Montes Claros, Pouso Alegre, São João Del Rey, Matozinhos, Sete Lagoas e Uberlândia.
  • São Paulo: São Paulo, Bauru e Araraquara.
  • Rio de Janeiro: Cabo Frio, Niterói e São Gonçalo.
  • Paraná: Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Rolândia.
  • Bahia: Salvador, Feira de Santana e Itabuna.
  • Espírito Santo: Vitória.
  • Tocantins: Gurupi.
  • Ceará: Sobral.
  • Paraíba: João Pessoa e Patos.
  • Alagoas: Maceió.
  • Rondônia: Porto Velho e Ji-Paraná.
  • Piauí: Teresina.

Com informações da Folha de S. Paulo, O Tempo e publicações do Facebook