Ônibus 4×4, Torsus Praetorian ganha versão para o transporte escolar

A fabricante tcheca Torsus decidiu criar uma versão de transporte escolar do Praetorian, o ônibus 4×4 de uso extremo desenvolvido pela empresa.

De acordo com a Torsus, o Praetorian escolar foi projetado para levar até 35 crianças pelas piores estradas possíveis, em bancos com uma forração com temas inspirados em ciências e matemática e aproveitando de confortos como um sistema de DVD e até um frigogar.

Montado sbre um chassi MAN, o Praetorian traz um motor 6.9 diesel, de seis cilindros e 290cv, que vem acompanhado de uma suspensão elevada e reforçada que garante um vão livre para o solo de 38,9cm, e um sistema de transmissão off-road com diferenciais blocantes.

Com a nova versão para transporte escolar off-road, o Praetorian ganha mais uma opção de configuração, numa lista que já inclui desde versões “peladas” até variações de uso militar e outras adaptadas como motorhome, que trazem a opção de trazer até chuveiro dentro da cabine.

Segundo o CEO da Torsus, Vakhtang Dzhuhashvili, “o ônibus escolar foi uma das primeiras ideias que tivemos para que os ocupantes ficassem sempre protegidos, mesmo nas condições mais desfavoráveis. Em qualquer lugar do mundo, se as pessoas estão procurando uma solução de transporte escolar que garanta uma condição segura em qualquer tipo de terreno, o Praetorian será uma opção que entregará o que se deseja”, diz ele.

Entre outros itens que chamam atenção no ônibus escolar que topa qualquer parada estão os faróis e lanternas de LED no lugar das lâmpadas convencionais, além dos enormes pneus para uso em trechos de terra, o que pode ser encontrado com facilidade não apenas em território africano, mas em outros países com problemas de infra-estrutura, entre os quais o Brasil.

Devido a barras de reforço em seus eixos, o modelo pode chegar a até 33,5 graus de inclinação sem tombar. O motor é o mesmo do veículo convencional, com 6.9 litros turbo, rendendo 286 cv e 117,2 kgfm e funcionando a diesel – suficiente para carregar o ônibus em uma inclinação de até 65%, de acordo com a fabricante.

Mas o preço do possante é salgado, sua versão mais básica sai por 166 mil euros (cerca de R$ 1,1 milhão). A variante mais equipada custa 234 mil euros (R$ 1,5 milhão), com o modelo topo de linha tendo um preço inicial de 368 mil euros (R$ 2,4 milhões).

Com informações do IG