Guarulhos-SP treina 44 agentes para fiscalização de transportes clandestinos na cidade

Agentes de trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) de Guarulhos realizam ao longo desta semana um curso intensivo para os guardas civis municipais da Inspetoria de Patrulhamento de Trânsito (GTRAN), que passarão a exercer também a fiscalização sobre o transporte clandestino na cidade.

Nesta quarta-feira (12) será a apresentação inicial do curso, com a participação dos secretários Luigi Lazzuri Neto, de Transportes e Mobilidade Urbana, e Márcio Pontes, de Assuntos para Segurança Pública. A formação será para 44 agentes da GCM nesta quarta e quinta-feira (13), com turmas divididas para evitar aglomerações.

Essa iniciativa vem atender o decreto 38.001/2021, que regulamenta a participação da Guarda Civil Municipal na fiscalização sobre o transporte clandestino (ônibus, vans e carros de aplicativos) no município.

Essa atividade irregular consiste em infração de trânsito e contravenção penal ao motorista. Além disso, por não passar por inspeção, os veículos em sua maioria não obedecem às manutenções necessárias para a segurança e colocam em risco a vida dos passageiros.

Com informações do Grudiário