SP antecipa vacinação de profissionais da educação de 18 a 44 anos do dia 21/Jul para 11/Jun

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje a antecipação da vacinação de profissionais da educação básica de 18 a 44 anos no estado para sexta-feira (11). Antes, a previsão era de que a imunização deste grupo começasse no dia 21 de julho.

“Nós vamos antecipar a vacinação para 363 mil profissionais da educação básica de 18 a 44 anos para esta sexta-feira, dia 11 de junho, começamos a vacinar em todo o estado de São Paulo.”

Para secretário estadual da educação, Rossieli Soares, o anúncio torna o dia “memorável”. Até ontem, apenas profissionais de educação com mais de 47 anos haviam iniciado o processo de imunização no estado. Doria também anunciou que os profissionais com 45 e 46 anos (estimados em 80 mil) já podem ser vacinados a partir de hoje em todo o estado — a capital já havia anunciado esta antecipação ontem.

“A antecipação da vacinação impactará sim em um processo de volta [às aulas] mais seguro, e garantindo que possamos avançar.”

A vacinação de todos os profissionais da educação básica é vista pelo governo de São Paulo como fundamental para avançar no programa de retorno às aulas presenciais no segundo semestre. Atualmente, os protocolos permitem a presença de 35% do número de alunos matriculados. As escolas podem organizar o formato de rodízio dos estudantes, por horário ou dia, por exemplo.

Rossieli já havia informado anteriormente que o estado estuda mudar a regra de capacidade de atendimento. A ideia é que as escolas passem a receber a quantidade de alunos de acordo com a sua estrutura física.

Com informações do UOL