Transporte escolar de Porto Alegre recebe selo de vistoria comemorativo

Para celebrar os 22 anos do Azulito, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) lançou o novo selo de vistoria para o transporte escolar com a imagem do seu mascote oficial. O boneco que representa os agentes de trânsito foi criado em 1999 para representar o órgão e conscientizar os motoristas sobre boas práticas para a redução da acidentalidade.

O selo comemorativo será utilizado para certificar todos os 664 prefixos de veículos utilizados para o transporte escolar em Porto Alegre, que possui 565 condutores ativos para 825 escolas cadastradas e aptas a receber o serviço regulamentado.

“É fundamental que esta prestação de serviço seja realizada apenas por profissionais especializados, cadastrados e que passem pela fiscalização do município para prestar um atendimento qualificado, sempre com foco na segurança dos alunos”, afirma o gerente de Fiscalização de Transporte da EPTC, Luciano Souto.

A autorizatária Karla Demoliner, credenciada do Colégio Farroupilha, bairro Três Figueiras, foi a primeira a vistoriar seu veículo e receber o selo comemorativo. ”A base de tudo é a segurança para as famílias e crianças que a gente transporta, todos os dias. E para isso, o veículo regulamentado segue todos os protocolos e decretos oficiais, com condutores cadastrados no município e vistorias em dia. Enquanto o transporte clandestino, em vans, ônibus ou supostos carros de aplicativo, foge às regras e coloca os alunos em risco, muitas vezes sem os devidos cuidados e até sem cinto de segurança”, destaca a condutora da van prefixo 138.

O veículo autorizado recebe um alvará de tráfego, além do carteirão, que libera o condutor para prestar o serviço de transporte escolar regulamentado. Para a segurança dos estudantes e tranquilidade dos pais, são realizadas, em média, duas vistorias por ano nos veículos cadastrados.

Os pais podem auxiliar na fiscalização e procurar o selo de vistoria afixado junto ao para-brisa: vermelho significa reprovação (veículo não pode operar); amarelo significa aprovação provisória (veículo pode operar até a data informada no selo) e azul significa aprovação do veículo apto a operar até a próxima vistoria, ou seja, está em condições de transportar os alunos. As reclamações ou denúncias podem ser realizadas através do número 118 do Atendimento ao Cidadão ou pelo e-mail fiscalizacaoescolar@eptc.prefpoa.com.br.

Os transportadores regulamentados nas instituições de ensino cadastradas e os prefixos que estão em dia com as determinações podem ser consultados no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC.

Consulta de prefixos de transporte escolar autorizados a operar no município de Porto Alegre
http://www.eptc.com.br/Eptc_Consultas/consulta_prefixo_escolar.asp

Consulta de instituições de ensino cadastradas com seus respectivos condutores e prefixos regulamentados
http://www.eptc.com.br/Eptc_Consultas/consulta_escola.asp

Com informações da Prefeitura de Porto Alegre