Profissionais do transporte escolar de Guarulhos receberam capacitação para atender pessoas com deficiência

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), promoveu no último sábado (30) uma capacitação para o atendimento da pessoa com deficiência a motoristas e monitores de transporte escolar. A formação é obrigatória para os que pretendem trabalhar na área, conforme a lei municipal 6.768/2010.

Ao longo de quatro horas os participantes receberam informações sobre conceitos e tipos de deficiências, terminologia correta, panorama da pessoa com deficiência em números, histórico da pessoa com deficiência no mundo, obstáculos à inclusão, importância de políticas públicas, estudo de casos e orientações sobre o atendimento desse público no transporte escolar.

Também foram apresentadas aos alunos situações que podem ocorrer dentro da van escolar. Separados em duplas, eles tiveram que resolvê-las.

A moradora do Gopoúva Rosemira Ribeiro de Oliveira, de 53 anos, integrou a capacitação e pretende trabalhar como monitora no transporte escolar de sua irmã. “É muito importante se preparar para trabalhar na área. E a aula mostra muita coisa nova que eu não conhecia. Com certeza vou pôr em prática o que aprendi”, disse Rosemira.

Na oportunidade os participantes receberam folhetos e materiais informativos sobre a campanha nacional Maio Amarelo para a redução do número de vítimas no trânsito.

A SAI, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, recebe inscrições de motoristas e monitores de transporte escolar para a formação pelo telefone (11) 2414-3685. É necessário aguardar até obtenção de quantidade de interessados para formação de nova turma.

Com informações da Prefeitura de Guarulhos