Liberação de circulação de veículos escolares em corredores de ônibus de Ribeirão Preto é aprovada na Câmara

A Câmara de Ribeirão Preto aprovou na noite desta terça-feira (12) projeto de lei que libera a circulação de vans escolares nos corredores de ônibus. A proposta ainda precisa ser avaliada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), que pode sancionar ou vetar a medida.

O projeto recebeu 18 votos Sim, contra 1 Não – do vereador Maurício Vila Abranches (PSDB). O texto substitutivo autoriza que esses veículos trafeguem pelos corredores exclusivos de ônibus com ou sem passageiros.

Segundo a proposta, a circulação seria permitida nos dias úteis, nos períodos entre 6h e 8h, 11h e 14h e 17h e 19h30. Contudo, o projeto afirma que ficaria proibido o embarque e desembarque nas faixas destinadas ao transporte público coletivo.

“O objetivo […] seria garantir mais segurança aos usuários do transporte escolar, bem como regulamentar a atividade de condução coletiva de passageiros na categoria escolar nas vias públicas do Município e o melhoramento da agilidade dos referidos transportes”, afirma na justificativa Maurício Gasparini (União), autor do projeto.

Quem for flagrado dirigindo nos corredores de ônibus, que já estão em operação em Ribeirão Preto, será multado em R$ 293,47, além de perder sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Com informações do portal “A cidade On”