Marruá escolar: Marcopolo e Agrale desenvolvem nova aplicação para veículo escolar adaptado a zona rural

A Tecnopolo Engineering Services, que participou no desenvolvimento da Geração 8 de ônibus rodoviários da Marcopolo Geração 8, concluiu o desenvolvimento de um projeto para a linha de veículos Marruá, da Agrale S.A.

Os trabalhos envolveram testes experimentais e ensaios para uma aplicação escolar fora-de-estrada do veículo Marruá, com testes de inclinação lateral e estruturais (Tilt test) necessários para homologação do modelo AM200 MO, de acordo com exigências de órgãos envolvidos na legislação veicular como o Contran, Denatran, Cetesb e ABNT, e obtenção do certificado de adequação à legislação de trânsito.

“No teste de inclinação, o Marruá AM200 MO foi submetido a uma inclinação lateral de 28° para verificar sua estabilidade. Nos testes estruturais, o módulo representativo recebeu uma carga de 5 mil quilos no teto que não poderia colapsar (se romper). Em ambos os casos, o Marruá atendeu às normas regulamentares. Além destes testes, a Tecnopolo pode realizar testes de estabilidade lateral, Rollover R66 e Sound Camera (diagnóstico visual de fonte de ruído em veículo)”, informa o comunicado da Marcopolo.

Utilizado a muitos anos em regiões de difícil acesso, o veículo possui tração 4×4 (nas quatro rodas), eixo blocante, pneus de uso misto (on e off road), além de suspensão elevada, para facilitar o trajeto em ambientes arenosos e com pisos de baixa aderência, sem diminuir a performance em áreas urbanas.

O Agrale Marruá AM200 MO foi desenvolvido especialmente para atender o Programa Caminho da Escola, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e foi montado sobre o chassi das viaturas militares Marruá 4×4. O veículo conta com diferenciais de acessibilidade e segurança, que estão na poltrona para deficiente visual com balaústre tátil além do Dispositivo de Poltrona Móvel – DPM, para embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.

O preço, no entanto, é tão imponente e extraordinário quanto o veículo, em consulta à FIPE vemos que o modelo tem valor médio de R$ 561 mil.

Por Antonio Félix, com informações da Marcopolo e Agrale